A localidade de Monte Grande, na ilha do Fogo, acolhe a terceira edição da Festa do Queijo, de hoje, 15 de julho, até ao dia 20 do corrente. A Festa do Queijo é uma iniciativa da Associação Ka Djidja. No dia 20 será entregue o prémio de “Melhor queijo Monte Grande 2024”.
Para celebrar o queijo tradicional da ilha do Fogo estão agendadas diversas atividades, de hoje, 15 até o dia 17 será realizada, e entre outras atividades, uma ação de formação e capacitação, com o tema “Mulheres na transformação dos produtos derivados do leite e do queijo de cabra”.
No dia 20, dia maior da festa, será entregue o prémio de “Melhor queijo Monte Grande 2024”, sendo que o primeiro colocado leva para casa o montante de 50 mil escudos, o segundo 30 mil escudos e o terceiro lugar fica com 20 mil escudos.
Paralelamente acontece a capacitação em “Produção semi-intensiva de ruminantes”. Ambas formações acontecem das 13h até às 17h.
Visitas, exposições e fórum de desenvolvimento local
Para o dia 18 será realizada uma visita às áreas de plantas endémicas e currais e uma conversa sobre a educação ambiental e degustação de queijos, na zona de Cabeça Fundão.
O penúltimo dia da Festa é reservado ao “Fórum Desenvolvimento Local”, com ênfase nas mudanças climáticas e segurança alimentar no mundo rural. No mesmo dia será realizada uma sessão de escuta com líderes locais. Os eventos terão lugar na Ka Djidja.
No dia 20, terá lugar a exposição e Festa do Queijo, com diversas actividades paralelas como animação cultural, entrega dos certificados das formações, doação de milho e ração.