O Palmeira da ilha do Sal e o Mindelense de São Vicente jogam, hoje, Sexta-feira, 05 de Julho, no Estádio Marcelo Leitão, cidade de Espargos, ilha do Sal, a final da Taça de Cabo Verde época 2023-2024. É uma final inédita entre estas duas formações, sendo que a equipa são-vicentina conquistou o troféu em apenas uma ocasião, há 42 anos, enquanto o Palmeira nunca o alcançou, apesar de ter estado numa final em que acabou por perder com o Santo Crucifixo, equipa da ilha de Santo Antão.
O Palmeira da ilha do Sal garantiu esta presença na final da Taça de Cabo Verde após vencer a Académica da Praia por 3-2 no jogo das meias-finais realizado, Terça-feira, 02 de Julho, no Estádio Marcelo Leitão, cidade de Espargos, ilha do Sal. A partida apenas ficou decidida através da marcação de ponta-pés de grandes penalidades depois de um empate sem golos.
Vale destacar que, nesta época desportiva, o Grupo Desportivo Palmeira, que é igualmente o campeão de Cabo Verde em título, época 2022-2023, marcou presença pelo terceiro ano consecutivo nas meias-finais da Taça de Cabo Verde. Esta equipa salense é igualmente campeã em título da Supertaça de Cabo Verde.
Palmeira: O brilhantismo do guarda-redes Djão
O Guarda-redes Djão é um dos grandes destaques da equipa do Palmeira devido sobretudo ao seu brilhantismo na defesa de grandes-penalidades principalmente em jogos decisivos. Basta citar a sua actuação mais recente, nomeadamente na partida das meias-finais de Terça-feira, 02 de Julho, com o Académica da Praia em que defendeu três grandes penalidades.
O guardião palmeirense, diga-se de passagem, fez jus ao prémio de “Melhor guarda-redes do ano” da temporada 2023/24 que conquistou na região desportiva do Sal e, porque não também, ao facto de ter sido o “Melhor guarda-redes” do Campeonato Nacional de futebol da época passada (2022-2023).
Mindelense procura segunda Taça de Cabo Verde
Por sua vez, o Mindelense de São Vicente, que vai à procura da sua segunda Taça de Cabo Verde no seu palmarés, apurou-se para a final da competição ao vencer o Paulense de Santo Antão Norte por 2-0 no jogo das meias-finais também realizado Terça-feira, 02 de Julho, no Estádio Marcelo Leitão, cidade de Espargos, ilha do Sal.
Apesar de não ter estado numa final da Taça de Cabo Verde há 42 anos, a equipa são-vicentina dispensa apresentações ou não fosse ela a equipa de Cabo Verde com mais títulos conquistados quer a nível da região desportiva de São Vicente quer a nível nacional.
O Mindelense, recorde-se, tinha vencido a Taça de Cabo Vede em 1982, altura em que derrotou na final o Morabeza da Brava.
Eliminatórias da Taça de Cabo Verde
As eliminatórias da Taça de Cabo Verde, segunda maior competição de futebol sénior no país, arrancaram no passado 20 de Maio e contaram com a participação de um total de 11 equipas vencedoras das taças nas suas respectivas regiões desportivas.
Assim, além das quatro equipas que disputaram, hoje, as meias-finais, nessas eliminatórias também marcaram presença as seguintes equipas: Sport Clube Atlético (Ilha de São Nicolau), Estrela dos Amadores (Santiago Norte), Clube de Futebol Os Sanjoanenses (Santo Anto Sul, Vulcânico Clube do Fogo (Ilha do Fogo), Juventude Clube do Norte (Boa Vista) e Barreirense Futebol Clube (Ilha do Maio) e o Morabeza da Brava.
A Associação Académica do Mindelo a actual detentora do título desta prova, conquistada na edição da época passada (2022-2023).