DESTAQUES
Embaixadores políticos
Governo usa Filú como moeda de troca mas JMN não aceita
Depois de vários vetos para embaixadores políticos, o Governo tentou franquear a porta, até aqui barrada pelo Presidente da República, propondo a nomeação de Felisberto Vieira para a missão de Havana, mas José Maria Neves não aceitou. O episódio, que ocorreu há mais de um mês, só agora veio para a praça pública, ao que tudo indica, no quadro da “guerrilha institucional”, entre os Palácios do Platô e Várzea.
STJ declara extinto processo em que juiz Alcides Andrade é acusado de homicídio negligente
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) extinguiu um processo criminal contra o juiz Alcides Gomes Andrade, acusado de homicídio negligente no acidente que matou Fabinho, de seis anos, ocorrido em Pensamento, na cidade da Praia. Conforme o acórdão, a prescrição do procedimento criminal deu-se em 2011, impossibilitando a continuidade do processo. A família a vítima fala em “não justiça”.
Reversão dos terrenos do investimento de David Chow
Governo procura em Macau novos investidores
O Governo já deu ordens para reverter o plano de concessão do projecto turístico do empresário David Chow no ilhéu de Santa Maria e criar as condições para o surgimento de novos projectos. E para isso uma equipa de advogados, com antena em Macau, procura novos interessados no empreendimento. O temor é que se repita o mesmo erro de atribuir essa zona da capital a um único operador.
Direito de Resposta
TRG e o caso de desvios nos seus resorts
Decoração
Arte e negócio
“A Boa Vista tem capacidade para ser a segunda ‘potência’ de Cabo Verde” – Cláudio Mendonça
Cláudio Mendoça chegou à Boa Vista há 14 anos e nos últimos três dirige o maior município do país, em termos de área. Na ilha, o desenvolvimento turístico dos resorts vive paredes meias com pardieiros, uma cidade adormecida, uma praça central de Sal Rei em escombros e pessoas ainda sem água e saneamento básico. Para além de uma pandemia que encerrou a ilha e das guerras na Ucrânia e em Gaza, o autarca, eleito em 2020 na lista do PAICV, evoca ‘heranças’ do passado, como a falta de vontade politica, para acautelar e resolver problemas do impacto do turismo na vida das pessoas. Sem esquecer, pelo meio, a ‘discriminação’, que afirma sentir da parte do governo, em relação à Boa Vista, desde o primeiro dia.