Liliana Silva e Aladino Morais, representantes do hotel Hilton, são os vencedores da segunda edição do concurso “Futuros Chefs e Barman” da gastronomia cabo-verdiana”, realizado no polo da Escola de Hotelaria e Turismo do Sal. O concurso, destaca o Chef Damian Sanchez, está a ganhar cada vez mais importância e notoriedade dentro e fora de Cabo Verde.
Liliana Silva, que concorria ao título de “Chef”, obteve o primeiro lugar com um prato confeccionado à base produtos naturais da ilha, neste caso, o atum, associado a um purê de batata doce, adoçado com uma sobremesa de banana da ilha de Santiago.
Por sua vez, Aladino Morais, vencedor do primeiro concurso de Barman, apresentou um coquetel de nome “kriola”, uma homenagem às mulheres cabo-verdianas, feito à base de cana-de-açúcar, misturado com o Vinho Chã, da ilha do Fogo.
Notoriedade dentro e fora de Cabo Verde
O presidente da associação de Chefs de Cozinha de Cabo Verde, Damian Sanchez, citado pela Inforpress, destacou a “notável evolução” do concurso “Futuros Chefs e Barman da gastronomia cabo-verdiana” e a perspectiva é que no próximo ano seja melhor.
“Este ano conseguimos o apoio de várias instituições, estatais e privados, e o concurso está a ganhar cada vez mais importância e notoriedade dentro e fora de Cabo Verde. Já estamos há alguns anos a exportar profissionais, principalmente no período pós-covid. Isso para dizer que os nossos profissionais estão sendo muito procurados”, contou.
Gastronomia cabo-verdiana: ponto forte da marca turística de Cabo Verde
O Chef Damian Sanchez, considera que a gastronomia cabo-verdiana é um dos pontos fortes da marca turística de Cabo Verde, e argumenta que mais de 60 % do tempo que os turistas passam no país é gasto degustando a gastronomia local.
Os concursos de bar e cozinha decorreram em três eliminatórias com 18 candidatos cada, tendo chegado à final quatro candidatos de cada categoria.
Os candidatos a chefs de cozinha foram convidados a submeter uma receita inspirada na cozinha cabo-verdiana acompanhada de uma sobremesa que remete às origens cabo-verdianas.
Classificação no concurso de cozinha:
1º lugar- Liliana Silva-136.8 pontos – Hotel Hilton
2º lugar-Cristiano Borges 134.8pontos – Restaurante Norton
3º lugar-Álvaro Rocha-129.4 pontos – Restaurante The Garden
4º lugar- Rodrigo Soares- 122.7 pontos – Restaurante The Garden
Classificação no concurso de bar:
1º lugar- Aladino Morais -184.7 pontos – Hotel Hilton
2º lugar- Danilson Monteiro-172 pontos – Hotel Oásis Belorizonte
3º lugar- Vanda Delgado-164 pontos – Hotel Farol Bravo
C/Inforpress