PUB

Santo Antão

Festas de São João em Porto Novo: Bispo da Diocese do Mindelo preside missa solene em honra ao santo padroeiro

O Município do Porto Novo, Santo Antão, celebra hoje, 24 de Junho, o dia do santo padroeiro, São João Baptista, feriado municipal, em que se destaca a missa solene na Ribeira da antiga capela, presidida pelo bispo da Diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes.

Conforme avança a Inforpress, a missa, que reúne hoje, 24, na ribeira da antiga capela, “milhares” de pessoas para a solenidade do nascimento de São João Baptista, sendo que este ano, as atenções estão voltadas para o arranque das obras da nova igreja, cuja placa vai ser descerrada pelo bispo da Diocese do Mindelo.

O dia de São João Baptista é festejado um pouco por todo Cabo Verde, mas as celebrações de maior expressão acontecem no município do Porto Novo, onde desde o primeiro dia de Junho tem decorrido uma série de actividades para marcar as festividades.

Principais actividades e atrações

Além da missa solene de hoje, entre as actividades de maior relevo, constam a feira agro-pecuária de Santo Antão, o desfile dos grupos de romaria de São João e a peregrinação de ontem Domingo, 23 de Junho, ocasião em que milhares de perigrinos oriundos de todos os municípios de Santo Antão, de outras ilhas do arquipélago e da diáspora, assim como turistas, percorreram, durante oito horas a pé, 24 quilómetros, a partir da capela da Ribeira das Patas até à cidade do Porto Novo, levando sobre os ombros a imagem do santo, ao som de tambores.

As festas de São João, cuja imagem terá chegado a Cabo Verde em 1616 (século 17), passaram a ser celebradas no concelho do Porto Novo com a criação, em 1898, da paróquia local, com sede em Ribeira das Patas.

Com a criação do município do Porto Novo, em 1962, a então vila do Porto Novo passou a sediar a paróquia de São João Baptista, mas “canonicamente” a transferência nunca foi efectivada, segundo o pároco, o frei José Pires.

José Pires, que explicou que a tradição religiosa das festas de São João no Porto Novo veio de Portugal, exorta os porto-novenses a seguirem os valores deste santo, ou seja, a humildade, a austeridade e a solidariedade. O pároco propôs também a celebração da morte de João Baptista, a 29 de Agosto.

Património cultural imaterial nacional

As festividades de São João no Porto Novo foram elevadas, em 2013, à condição de património cultural imaterial municipal e em 2017 alcançou o estatuto de património cultural imaterial nacional.

A edilidade porto-novense, segundo o vereador da cultura, Nilson Santos, pretende, em parceria com o Governo, preparar o processo com vista à candidatura destas festas populares a património cultural imaterial da humanidade.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top