O primeiro jogo da primeira-mão das meias-finais do Campeonato Nacional de Futebol sénior masculino, entre o Académico do Sal e o Derby de São Vicente, realiza-se este Sábado, 22, pelas 16 horas, no Estádio Marcelo Leitão, cidade de Espargos, ilha do Sal. O segundo jogo, entre o Palmeira do Sal e o Boavista da Praia, terá lugar amanhã, Domingo, 23, às 16 horas, também no Estádio Marcelo Leitão.
Tanto o Académico do Aeroporto e o Palmeira, ambas equipas da ilha do Sal, como o Boavista da Praia chegaram às meias-finais como primeiros classificados dos grupos A, B e C, respectivamente, enquanto o Derby de São Vicente, que integrou o grupo C, foi “repescado” como melhor segundo classificado da fase de grupos.
Palmeira mais concretizadora na fase de grupos
Entre as equipas que vão disputar estas meias-finais, destaca-se o Palmeira da ilha do Sal, que além de defender o título de campeão de Cabo Verde da época passada (2022-2023), chega a esta fase da competição pela terceira vez consecutiva. Por outro lado, esta equipa salense, que amealhou um maior número de golos marcados na fase de grupos, também está apura- da para a “Final-four” da Taça de Cabo Verde, segunda maior competição de futebol do país.
Boavista da Praia com melhor pontuação
Por sua vez, o Boavista da Praia, campeão de Santiago Sul, ainda não sofreu nenhuma der- rota na prova, tem a melhor defesa e foi a equipa com melhores resultados nas seis jornadas da fase de grupos: obteve cinco victórias consecutivas e apenas consentiu um empate na sexta e última jornada frente ao Derby de São Vicente que acabou por qualificar-se para as meias-finais como melhor segundo lugar.
Ex-Tubarões Azuis Heldon e Stopira
Uma outra nota digna de registo é o facto de tanto o Boavista da Praia como o Académico do Sal contarem nos seus plantéis com as presenças de Stopira e Heldon, perspecticamente, dois ex-internacionais cabo-verdianos pelos Tubarões Azuis, que regressaram as estas duas equipas depois de um percurso como profissionais do futebol no estrangeiro.
Final a 13 de Julho no Estádio Nacional na Praia
A final do Campeonato Nacional estava marcada para 5 de Julho, mas, face ao atraso verificado no arranque da prova devido a problemas de transportes inter-ilhas, foi remarcada para o dia 13 de Julho, pelas 15h30, no Estádio Nacional, na cidade da Praia, conforme refere o comunicado da Federação Cabo-Verdiana de Futebol desta Sexta-feira, 21 de Junho.
Nos últimos anos, a final do Campeonato Nacional de Futebol sénior masculino já teve lugar noutros pontos do país no quadro de uma deliberação da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FC), visando a sua descentralização para outras regiões desportivas, além de São
Vicente (Mindelo) e Santiago Sul (Praia). Santo Antão Sul (2018), Sal (2019), Boa Vista (2022) e Maio (2023) são as quatro regiões desportivas já contempladas no âmbito desta política de descentralização dos eventos desportivos.
O Campeonato Nacional de Futebol sénior masculino disputa-se a duas voltas entre as equipas de cada um dos três grupos. Passam para a fase seguinte, os primeiros classificados de cada grupo e o melhor segundo classificado.
Resultados e classificação após conclusão da fase de grupos
A fase de grupos do Campeonato Nacional de futebol sénior arrancou no fim-de-semana, 4 e 5 de Maio último com a participação das onze equipas campeãs regionais, mais o Palmeira,
campeão nacional em título (época 2022-2023), distribuídos pelos grupos A, B e C.
Grupo A
Juventude 0 – Académica do Fogo 0 e Rosariense 1 – Académico do Sal 0;
Académico do Sal (10 pontos), Académica do Fogo e Rosariense (oito pontos) e Juventude (seis pontos);
Grupo B
Barreirense 0 – Palmeira 2 e Varandinha 1 – Morabeza 2;
Palmeira (12 pontos), Morabeza (nove pontos), Barreirense (oito) e Varandinha (dois pontos);
Grupo C
Sanjoanenses 1 – Ultramarina 1 e Derby 0 – Boavista da Praia 0
Boavista da Praia (16 pontos), Derby (11 pontos), Ultramarina (quatro pontos) e Sanjoanenses (dois pontos).