Os bombeiros municipais do Tarrafal, na ilha de Santiago, já contam uma ambulância adequada para prestar os seus serviços essenciais. A viatura, que esteve avariada há vários meses, está “operacional” desde quinta-feira, 13, segundo o vereador da Proteção Civil e Qualidade de Vida, Jednilson Landim.
“A viatura já está operacional desde a última quinta-feira. A mesma registava várias e a câmara municipal teve de fazer investimentos na importação de peças e, por isso, esteve algum tempo na oficina”, disse o autarca tarrafalense ao A NAÇÃO, depois deste jornal ter reportado a situação.
Landim negou, contudo, que a ambulância em questão tenha estado parada mais de um ano, acrescentando que a mesma esteve entregue, sim, à oficina desde Novembro até quarta-feira passada. O conserto, disse, custou cerca de 250 mil escudos
Recordando
Conforme avançou o A NAÇÃO na edição 875, de 06 de Junho, desde que a ambulância avariou, as operações de resgate e atendimento de emergências estavam sendo realizadas de forma improvisada, utilizando carinhas de caixa aberta, colocando em risco tanto os socorristas quanto os pacientes.
Até cerca de três meses, os bombeiros contavam com uma viatura Hilux da Proteção Civil para realizar as suas diligências. No entanto, para o agravamento da situação, contaram as nossas fontes que o veículo capotou e, desde então, não foi realizada nenhuma avaliação ou reparação da viatura. Problema agora resolvido com o conserto da ambulância por parte da Câmara Municipal do Tarrafal.
Geremias S. Furtado