DESTAQUES
Mexidas na administração da TACV
Pedro Barros será novo PCA da empresa
A rentabilização dos meios aéreos, a recuperação das certificações e uma eventual reentrada no mercado doméstico, assim como os recursos humanos, são os principais desafios da nova administração da TACV que deverá entrar em funções no início do próximo mês. Pedro Barros deve substituir Sara Pires no comando da companhia que vem sobrevivendo graças ao “tubinho” ligado ao tesouro público.
STJ rejeita “liminarmente” recurso da CMP sobre relatórios da IGF
Francisco Carvalho pode enfrentar processo de perda de mandato
Depois de dois adiamentos, o presidente da Câmara Municipal da Praia pode ser julgado no âmbito de um processo que pode levar a perda do seu mandato. É que o STJ rejeitou “liminarmente” o recurso de contencioso interposto por Francisco Carvalho que tinha pedido a anulação da homologação do relatório de inspecção da IGF.
São Vicente
Dono do Mansa Floating Hub proibido de sair da RDC por suspeita de corrupção
O empresário maliano Samba Bathily, promotor do empreendimento Mansa Floating Hub, na ilha de São Vicente, está proibido de deixar a República Democrática do Congo (RDC) desde Abril deste ano. A decisão está ligada a suspeitas de corrupção envolvendo um contrato de prestação de serviços no valor de quase 700 milhões de dólares, conforme investigações conduzidas pela Inspeção-Geral de Finanças daquele país.
Praia
“Cabecilha” do caso de sequestro do Maio assassinado a tiros
O jovem morto a tiro numa rua da Achada de Santo António, Praia, na madrugada de segunda-feira, 17, era o suposto “orquestrador” do recente caso de roubo e sequestro na ilha do Maio, ocorrido na sequência de surgimento de pacotes de cocaína na zona norte daquela ilha. Edmilson, ou Nené, com era conhecido, pertencia ainda a um grupo de indivíduos que se encontravam presos em São Martinho e, recentemente, postos em liberdade no caso “Rapa Tudo”.
Mindelo, Kavala Fresk Feastival
Já se sente o cheiro…
À medida que o calendário avança para 13 de Julho, São Vicente prepara-se para acolher a 12ª edição do Kavala Fresk Feastival. Uma edição que este ano promete uma “viagem” aos diversos sabores da gastronomia africana. Mas nem todos compartilham do mesmo entusiasmo. Peixeiras, pescadores, pequenos empreendedores e cozinheiros locais expressaram ao A NAÇÃO algumas das suas reticências, no meio da expectativa crescente.
Educação
Os rapazes estão a ficar para trás
Os rapazes são o rosto do abandono escolar em Cabo Verde e, por consequência, os que menos ingressam nas universidades, dentro e fora do país. O Banco Mundial apontou recentemente perda de investimentos na educação e Portugal implementou o semestre zero, vistos como cartões vermelhos para o sistema de ensino cabo-verdiano. Isto num país em que a educação, segundo estudo recente do INE, é a instituição em que mais os cabo-verdianos confiam.