PUB

Cultura

Cultura cabo-verdiana de luto: Morreu o cantor mindelense Natch

Cabo Verde perdeu ontem, sábado, uma das belíssimas vozes da sua música.  Eugénio Costa Santos, popularmente conhecido como Natch, faleceu sábado, 15, no Hosptal Baptista de Sousa, em São Vicente. 

“A cultura cabo-verdiana está de luto. Perdemos mais uma figura da nossa música”, lamentou, em nota, a Câmara Municipal de São Vicente.

Em 2022, Natch realizou o sonho de gravar o seu primeiro CD, intitulado “Natch Bênção”, com nove faixas musicais, entre mornas e coladeiras.

Na altura, o seu então produtor, Rachel Sylva, explicou que o nome “Bênção” foi escolhido porque considerava uma bênção trabalhar com um cantor do calibre de Natch, que praticamente vivia na rua.

Voz incrível que cantava Cabo Verde 

Determinou como missão tirá-lo das ruas e ajudá-lo a recuperar-se dos seus vícios, o que foi conseguido durante um certo tempo.

Em 2023, após digressão internacional e uma temporada na Praia, Natch voltou a viver em São Vicente.

Natch é recordado como uma grande voz e uma memória incrível, que narrava factos com pormenores em termos de datas, sítios e personagens.

“Ensinaste-me a gostar da morna Fada, cantada nas tuas serenatas, com o Luís Papada, que há pouco, também, partiu, e outros amigos”, declarou José da Graça, entre tantos amigos e conhecidos que lamentam a sua partida nas redes sociais.

O funeral será realizado hoje, domingo, pelas 16h00, no Cemitério de São Vicente.

PUB

PUB

PUB

To Top