Todas as moradias das comunidades de Libencha e Ribeirão Moura, em Santa Cruz, no interior de Santiago, já têm acesso a energia limpa e sustentável. A inauguração do sistema de energia solar nas comunidades de Libencha e Ribeirão Moura acontece hoje, 13, às 18h.
Estarão presentes na inauguração o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, e o Presidente da Fundação Canárias para o Controle de Doenças Tropicais (FUNCCET), Basílio Valladares Hernández.
A edilidade, em comunicado, considerou a esta ação “um marco importante para as duas comunidades e para o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o uso de energias renováveis”.
Recorde-se que o projeto foi apresentado à população das duas comunidades no passado mês de maio.
Todas as casas da comunidade passam a ter painéis solares
O projeto incluiu a instalação individualizada de painéis solares nas casas das comunidades, visando a promoção do uso de energias renováveis e o acesso a uma fonte de energia sustentável.
O projeto surgiu, segundo a edilidade, no âmbito da participação dos técnicos da Câmara Municipal de Santa Cruz no Programa Internacional Campus África da Universidade La Laguna Tenerife.
A empresa Solar Canarias foi a responsável pela materialização do projeto de energia renovável para a zona de Libencha e Ribeirão Moura, em Ribeira Seca, “uma das poucas áreas do município sem cobertura elétrica”.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a FUNCCET (Fundação Canária para o Controle de Doenças Tropicais), com painéis solares instalados individualmente nas casas da comunidade.