A Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD) organiza, amanhã, 14, a partir das 08h30, na Universidade de Cabo Verde, um conjunto de actividades para comemorar os 30 Anos da Convenção sobre Desertificação. As atividades estão incluídas na iniciativa “Salvar o Planeta”, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, José Maria Neves.
Durante a atividade, que decorre até às 15h30, serão abordadas questões relacionadas à preservação do ecossistema marinho e terrestre, em consonância com a Década das Nações Unidas para a Recuperação de Ecossistemas (2021-2030) e como parte do programa das Comemorações dos 30 Anos da Convenção sobre Desertificação.
No evento serão prestadas homenagens à figura de Amílcar Cabral “Agrónomo e Ambientalista”, por Arlindo Fortes, agrónomo da Universidade de Cabo Verde, a Auguste Chevalier, “um Sábio e um Botânico em Cabo Verde”, por Michel Lesourd, geógrafo e professor emérito da Universidade de Rouen, França. Serão ouvidos, igualmente, testemunhos dos familiares, amigos e do Silvicultor João Filipe Bugalho sobre Baeta Neves e a relação com Cabral.
Palestras e debates sobre a desertificação em Cabo Verde
No período da tarde serão realizados diversos debates e palestras sobre as causas e consequências da desertificação em Cabo Verde e sobre o impacto da Convenção sobre a Desertificação e as Mudanças Climáticas.
Será igualmente realizado um encontro com parceiros sobre a mobilização de recursos ligados à restauração das terras.
No sábado, 15, será realizada uma visita ao interior de Santiago, workshop com parlamentares e autarcas em São Miguel, encontro com o Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal e visitas ao Museu da Resistência em Tarrafal, à Pedonal e breve passagem pela casa onde residiu Amílcar Cabral, em Santa Catarina.
Na segunda-feira, dia 17, a ADAD participa na cerimónia dos 30 anos da Convenção sobre a Desertificação a partir de Bona, Alemanha.