Com um golo solitário do defesa central Diney Borges, aos dez minutos da primeira parte, os Tubarões Azuis venceram o combinado da Líbia, no jogo realizado na tarde de ontem, 11, no Estádio Nacional, na Cidade da Praia, referente à quarta jornada de qualificação para o Mundial 2026.
Com a vitória a seleção de Cabo Verde sobe ao terceiro lugar do grupo, com sete pontos e fica em igualdade pontual com a Líbia.
Nos outros jogos do Grupo, os Camarões, líder do Grupo D, empataram com a sua congénere de Angola e contabilizam oito pontos. Angola cai para o quarto lugar, com 6 pontos.
Já as ilhas Maurícias venceram a Eswatini por duas bolas a uma e ficam no quinto lugar do Grupo. A Eswatini continua sem pontuar e é a lanterna vermelha do Grupo D.
“Vitória difícil”
Na conferência de imprensa, logo após o jogo, Bubista deu a entender que esta foi uma vitória arrancada a “ferro e fogo”, contra uma seleção, recorde-se, que não perdia há um ano.
“Foi uma vitória difícil, mas importante e contra uma equipa que ocupava o primeiro do grupo. Além disso, estava há um ano sem perder “, realçou Bubista.
O selecionador nacional também considerou que a segunda metade da partida foi marcada por algum “sofrimento” da parte nacional. Bubista explicou que a seleção Líbia estava mais fresca, uma vez que teve mais tempo de recuperação, salientando igualmente o desgaste da viagem da equipa nacional cabo-verdiana.
Nota ainda para o domínio da seleção cabo-verdiana, durante praticamente toda a partida, que em várias oportunidades poderia ter ampliado a vantagem no marcador.
Conforme tinha avançado Bubista, o combinado nacional mostrou-se mais concentrado neste jogo, apesar do cansaço, arrancou a vitória frente a uma seleção “com muita qualidade e personalidade”.
Quinta e sexta jornadas em 2025
Na quinta jornada, a ser realizada em Março de 2025, Cabo Verde terá pela frente a seleção das Ilhas Maurícias. A Líbia enfrenta a seleção de Angola e os Camarões recebem a Eswatini.
Os jogos da sexta jornada também se realizam em Março de 2025.
Classificação do Grupo após a quarta jornada
1º Camarões – 8 pontos
2º Líbia – 7 pontos
3º Cabo Verde – 7 pontos
4º Angola – 6 pontos
5º Ilhas Maurícias – 4 pontos
6º Eswatini – 0 pontos
Os 54 países africanos, conforme o novo regulamento, foram divididos em nove grupos de seis seleções (Grupo A a I) e os vencedores de cada grupo classificam-se automaticamente para o Mundial 2026.
Os quatro melhores segundos vão disputar uma final-four onde vai ficar decidida a equipa que vai representar África numa repescagem intercontinental, que poderá aumentar para 10 o número de países africanos na prova a realizar-se no Canadá, Estados Unidos da América e México.