O pugilista cabo-verdiano, David Pina, qualificou-se este Domingo, 2 de Junho, para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 ao conseguir a sua quarta victória consecutiva no torneio de qualificação que termina amanhã, 3 de Junho, em Bangkok, Tailândia. Com esta victória, David Pina aproveita com sucesso a última oportunidade que tinha para marcar presença nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 que arrancam no próximo mês de Julho.
A qualificação de David Pina, que é atleta olímpico cabo-verdiano e bolseiro da Solidariedade Olímpica para Paris 2024, foi graças à sua victória deste Domingo sobre o iraniano Medhi Parvizi no combate final na categoria dos 51.
O pugilista cabo-verdiano garante assim a sua segunda presença nos Jogos Olímpicos, o maior evento desportivo a nível mundial.
Recorde-se que antes da victória de hoje, Domingo sobre o pugilista Iraniano, David Pina tinha derrotado outros três adversários, nomeadamente os pugilistas da Sérvia, de Hong Kong e da Ucrânia.
Nancy Moreira não consegue qualificação
O torneio na Tailândia também contou com a participação da pugilista cabo-verdiana, Nancy Moreira, que, infelizmente, não conseguiu atingir a qualificação, apesar de ter vencido os seus dois primeiros combates.
No seu último combate, Nancy Moreira perdeu contra uma atleta da RD Congo, não obstante ter vencido o primeiro round desse mesmo combate.
Apesar de não ter conseguido a esperada qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) admite que Nancy Moreira pode ainda participar nesse evento desportivo.
“Com este resultado, a atleta não consegue a esperada qualificação para Paris 2024. Mas suas esperanças de estar em Paris não terminam por aqui, a atleta ainda tem chance de receber um wild card por universalidade, pelo nível em que se encontra. Cruzamos os dedos à espera deste resultado. Força Nancy, estamos orgulhosos e contigo!”, pode-se ler na página do COC no Facebook.
Bruno Fernandes, outro pugilista cabo-verdiano que participou no torneio de qualificação de Bangkok tinha sido eliminado logo no primeiro combate.
De realçar que o torneio de qualificação, realizado de 24 de Maio a 2 de Junho, em Bangkok, Tailândia, decorreu sob a égide do Comité Olímpico Internacional através do Boxing Task Force.