“Nhá Sonho” é o título do álbum de estreia de Djô Vaz, cantor nascido em Santo Antão, radicado em Portugal, há seis anos. Em São Vicente, onde se encontra a promover o seu disco, chegou a integrar no passado várias bandas musicais.
Natural do Paul, Santo Antão, José Vaz, conta que começou muito cedo nas lides musicais. O avô tocava, bem como o pai e os irmãos. Aos 14 anos, transferiu-se para São Vicente, ilha onde aprendeu electricidade e manutenção, profissão que fazia em paralelo com a música. Nessa ilha integrou várias bandas – Blue Wave, Mindelso e Noite d`Mindel, por exemplo.
Hoje, a viver em Portugal, Djô Vaz confessa que a necessidade que tem de trabalhar resta-lhe pouco tempo para os ensaios, frisando por isso que faz música por amor. “Nhá Sonho”;, seu disco de estreia, é expressão desse amor pela cultura do seu país, da música em particular.
Chegar ao público jovem
Das composições que fazem parte do álbum, Djô Vaz destaca o tema “Mi é di Bó”; que já vai com mais de um mil visualizações no Youtube, número que o deixa satisfeito. “Dinheru”, que também integra o mesmo disco, como diz, “está mais virada para o público jovem”.
Os músicos que acompanharam Djô Vaz em “Nhá sonhu” são: João d´Brava e Stefan na guitarra, Zé Rui no teclado, Marilhana e Rosalina nos coros. Djô Vaz fez, por seu turno, coros, voz principal, além de tocar baixo, guitarra e cavaquinho, o seu instrumento de eleição.
João A. Rosário