Cabo Verde estará representado na Bienal Intercontinental, um evento internacional de carácter artístico, realizado na Argentina a 19 de junho com um poster do Projeto “TXILUF!”. O trabalho foi desenvolvido pela Associação Olho Largo, de Santo Antão, com o objectivo de sensibilizar e alertar o público para as questões ambientais, sobretudo ligadas ao oceano, é apenas um dos 365 trabalhos seleccionados, num universo de 21.708 submissões.
De acordo com a Associação Olho Largo, o poster foi criado para o projeto de educação ambiental “Txiluf”, no âmbito da Ocean Week, organizada pelo Ministério do Mar de Cabo Verde.
A imagem gráfica, segundo a associação, tem a particularidade de ter sido pensada e elaborada com plástico retirado da praia da Cova d’Inglesa (Covi), em São Vicente, com o objectivo de sensibilizar e alertar o público para as questões ambientais, sobretudo ligadas ao oceano.
“O Oceano é parte integrante da identidade sociocultural cabo-verdiana e representa uma vasta área de recursos, saberes locais e tradicionais de elevada relevância para o país”, assevera a organização.
Contribuir e reforçar a educação ambiental
O projecto Txiluf, que existe desde 2018, tem assumindo vários formatos “sempre no sentido de contribuir e reforçar a educação ambiental com ênfase na literacia do oceano em Cabo Verde”.
A iniciativa, assegura, tem sido desenvolvida com a intenção de aliar várias literacias, como a mediática e visual, com a projeção de cinema de animação e produção de 20 de curtas-metragens realizadas por estudantes de 13 escolas básicas/secundárias das ilhas de São Vicente, Santo Antão e Fogo.
Curtas-metragens premiadas no país e na diáspora
As curtas-metragens têm sido selecionadas e premiadas, segundo a mesma fonte, para Festivais Internacionais de Cinema (Portugal, Espanha, Chile, Nigéria, Brasil e EUA) com destaque para a nomeação para Melhor Animação no Student World Impact Film Festival (EUA) – 2023.
São igualmente escolhidas para ações educativas nas escolas de Cabo Verde e para eventos pedagógicos no âmbito da educação e sensibilização para o ambiente, como o BioBlitz, que se realiza anualmente no Museu de Serralves, no Porto.
A Bienal Intercontinental será inaugurada na cidade de Buenos Aires, Argentina, em 19 de junho, seguindo depois para o Brasil, Panamá e Puerto Rico e restantes continentes com data a definir.