A Universidade Técnica do Atlântico (UTA), em São Vicente, está a assinalar o Dia Mundial da África com “Conversa Aberta – África em perspectiva: Vozes e Visões” e “Feira Cultural – Os sons e sabores de África”.
Conforme nota de imprensa, as actividades arrancaram ontem, 24 e, prosseguem hoje, ,25, e têm como objectivo “promover a integração, a troca de experiências e o convívio tanto dentro da academia quanto entre membros de diferentes comunidades, que nem sempre interagem nos mesmos espaços”.
As atividades acontecem no campus do Instituto de Engenharias e Ciências do Mar (ISECMAR) em Ribeira de Julião.
“África em perspectiva: Vozes e Visões”
A conversa aberta “África em perspectiva: Vozes e Visões” reunirá especialistas em diversas áreas, incluindo patrimônio, gestão, feminismo, cinema, artes, liderança, economia e outros para refletir e questionar a “visão estereotipada” de pobreza e sofrimento impostas sobre a África.
Feira Cultural Africana
Por sua vez, a Feira Cultural Africana permitirá ao público explorar a rica diversidade das culturas africanas por meio de apresentações, exposições de arte e gastronomia típica.
Os stands, organizados pelos estudantes provenientes do continente africano, oferecerão oportunidades para aprender mais sobre as tradições e costumes africanos.
Estarão também presentes, no local, artesãos, para exporem e venderem os seus produtos.
A UTA é uma instituição pública com sede em São Vicente, com duas unidades acadêmicas em funcionamento, nomeadamente, o Instituto de Engenharias e Ciências do Mar (ISECMAR) e o Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias (ICTA).