A Presidência da República de Cabo Verde acolhe esta sexta-feira, 3 de Maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, um conjunto de conferências subordinadas ao tema. O evento antecede a Gala Liberdade de Imprensa, marcada para às 20h.
A actividade, promovida pela Associação dos Jornalista de Cabo Verde (AJOC), em parceria com a Presidência da República, está dividida em três grandes painéis, com a participação de oradores de diferentes esferas profissionais.
Tendo em conta o lema desta ano, o primeiro painel aborda o ”Ecojornalismo em ação: desafios e oportunidades na cobertura da crise ambiental”, tendo como oradores Ricardo Monteiro, Nardi Sousa e Wlodziemierz Szymaniak.
Depois, segue-se o “Impacto ambiental e a liberdade de imprensa: superando barreiras para a informação”, a cargo de Ethel Rodrigues, Joana Lopes e Paulo Ferreira.
”O jornalismo em Cabo Verde – onde estamos e para onde vamos?”
Já na parte da tarde, antes do encerramento, acontece o terceiro painel a cargo de Filomena Silva e Silvino Lopes Évora onde será debatido o tema ”O jornalismo em Cabo Verde – onde estamos e para onde vamos?”.
A abertura do evento estará a cargo do Presidente da AJOC, Geremias Furtado, do Embaixador dos Estados Unidos da América, Jeff Daigle, da Embaixadora da União Europeia, Carla Grijó e do Presidente da República, José Maria Neves.
O encerramento cabe ao Presidente da Mesa Assembleia Geral da AJOC, Jaime Rodrigues e ao Embaixador de Portugal, Paulo Lourenço.