PUB

Colunistas

PERDOAI-LHES…Cabral!! PERDOEM-LHES…Cabo-verdianos!!

Por: Carlos Carvalho

De tanto o já dito e escrito, estes dias, que refleti muito se devia ou não vir chover no molhado. Decidi mesmo assim vir chover no molhado, pois que o silêncio pode significar compactuar, aprovar e concordar.

Estes últimos dias trouxeram muita indignação aos cabo-verdianos… e ao mundo.

Indignação, estupefacção, raiva, revolta mesmo.

Dois factos aconteceram que abalaram a sociedade “pensante” cabo-verdiana.

Foram, à democracia, dois votos. Um, na nossa AN sobre as Comemorações do Centenário de Amílcar Cabral; outro, nas Nações Unidas (NU=ONU) sobre a Guerra no Médio Oriente. 

Estupefacto fiquei eu, com a estupefacção-geral!!, e nos dois casos!! É que só quem não conhece a nossa sociedade é que podia esperar outra coisa, que não fosse o que vimos/ouvimos.

No 1° caso.

Alguém ainda não reparou na qualidade de deputados e de políticos que temos, hoje, na nossa praça pública!!??

Vejam os deputados… e os nossos governantes!!

Só de “jover” (porque o assunto é sério, hoje, não vou brincar, “sarcasmando” e usando outras figuras) para rapidamente podermos tirar conclusões sobre nossos políticos.

Alguém que não conheceu o que foi o colonialismo, não o viveu na pele, não pode dar valor nem a nossa independência, pior ainda a quem a construiu-arquitectou!!

Algum desses senhores, sentados, nos confortáveis assentos de nossa NA, leu alguma coisa sobre Cabral!!??

Duvido!!

Já não há na nossa AN Zés Filomenos/Aristides/Zé- Marias/Filus/Espiritos Santos!!… para só citar alguns.

Não existe!!

Portanto que esperar desses “bébés”, aspirantes a políticos!!??

Fiz o sacrifício de ouvir o debate no Par(a)lamento!!

Que discursos, fraaaaaaaacos!!

Que discursos, enfadoooooonhus!!

Bom, tanbi com os deputados que temos!!

É verdade que ainda há alguns, muuuuuuito poucos, que dá para ouvir, mas a maioria…!!!

Essa maioria são os Chicos-espertos de que vos falei há um bom tempo, aqueles que pouco ou nada fizeram de útil para este país, e, de repente, viraram políticos e deputados e governantes. Daí a qualidade de nossa Assembleia.  

Nesta conformidade, que esperar destes “deputados-mirins”?…

Se se for perguntar a maioria que livros sobre ciência politica leram, mas para falarem com conhecimento de causa, verão os resultados. E são-serão esses “Chicos” que dirigirão o país, no nosso futuro não longínquo, aliás, já estão dirigindo, e o resultado é o que já estamos vendo. Daí não me estranhar minimamente o resultado das eleições, pior, os argumentos esgrimidos para a não aprovação de uma simples resolução.

Partido do poder

E o Partido do Poder nem viu o mal que fez a si mesmo, com essa votação!! O Partido do Poder não analisou quão o efeito negativo que uma negação dessa resolução pode/poderá acarretar!!

O Líder do Partido, como sempre, parece não conseguir impor sua autoridade no seio do Partido, logo ele que no caso em referência, Comemorações do 100° de Cabral, dissera em voz alta e todos ouviram em várias ocasiões seu engajamento, engajamento de seu Governo, nas Comemorações futuras.

Mas… confesso!!

Quando ouvi SE encher o peito e falar de AC e dum eventual Culto de Personalidade, algo me disse que UCS não falava com seriedade.

Culto de personalidade

Uma das desculpas, o argumento-maior, apresentada é essa figura de CULTO DE PERSONALIDADE. O mesmo Culto já evocado repetidas vezes pelos apoiantes de UCS. Estranhamente e ou paradoxalmente, os que assumem ser herdeiros legítimos do Partido de Cabral nada fizeram para demonstrar esse Culto.

São os próprios adversários dos herdeiros que se gabam de serem eles quem fez mais por honrar Amílcar Cabral erigindo um monumento em sua honra e edificando um Memorial também em sua honra.

Memorial

Creio ser necessário, mais uma vez, desmistificar essa história do Memorial.

A ideia da erecção de um Memorial em honra de Amílcar Cabral efectivamente vem ainda do tempo do Partido Único, do Partido que se assumiu como herdeiro do Partido de Cabral. Passos concretos até foram dados. Um magnífico projecto da autoria do conceituado e mundialmente renomado arquitecto, Oscar Nyemaier. Projecto oferecido pelo Presidente brasileiro, José Sarney, se não nos falha a memória. Vicissitudes da política levaram a que esse projecto não fosse levado avante.

E acaba mesmo por ser o Governo do MpD, liderado pelo ilustre Carlos Veiga, 1° Ministro de Cabo Verde, na altura, quem ergue o 1° monumento dedicado ao nosso Herói-Maior.

O projecto do Nyemaier, infelizmente, andou por ai, até morrer!!    

Hoje, o Partido de UCS vangloria-se, com toda a razão, de ter sido, de facto e de jure, quem mais honrou a memória de Cabral.  

A pergunta que fica é:

A erecção do monumento e do memorial é Culto de Personalidade!!?? Logo da parte do MpD!!??

O Governo da altura ergueu os dois marcos de consciência de que ia / estava mesmo honrando a Memória do imortal AC!!??

Cabral

Cabral é incontestavelmente o Herói-Maior da Guiné e de Cabo Verde. Paradoxalmente, Cabral deve estar xatiadu com esta casta de gente por quem ele lutou, e deu a vida.

 O Chefinhu, di minha outra terra, veio e, em frente do Memorial, disse para todo o mundo ouvir que AC é dos berdianus, pá berdianus bá toma conta del!!

Aqui, na nossa tapadinha, temos vergonha de termos Cabral como Fundador de nossa nacionalidade, porque “já éramos nação antes de sermos estado”.

Sinceramente!!

Confesso minha ignorância!! 

Desconheço se algum berdianu tinha passaporte com NACIONALIDADE Cabo-verdiana antes do 5 de Julho.

E só Cabral mesmo para Cabo Verde ser independente!!

Não passaria na/pela cabeça de nenhum cabo-verdiano, disso tenho certeza absoluta, guerrear para estas ilhas, um dia, conhecessem liberdade e independência, os cabo-verdianos serem donos de seu destino…

Tanto gostamos de ser cidadãos de 2ª!!

E por isso o não valorizarmos esse Africano que só quis saldar sua divida com seu povo, tornando-lhe dono de seu destino, e viver sua época, cumprindo seu dever com seu povo.

Mas, o cabo-verdiano tem até vergonha de ser independente!!

Se, hoje, perguntassem, em referendo, ao cabo-verdiano se quer ser independente, dono-de-seu-destino, ou se prefere ser cidadão de 2ª…

Bem gostaria que fizéssemos esse simples exercício!!

A resposta seria bem interessante!!

Daria para numerosas teses académicas!!

2° Momento-A nossa frente diplomática

Sinceramente!!!

Como este nosso Governo não acerta uma!! É barraca-riba-barraca, que nunca mais acaba. Mas tudo vai na decorrência do que disse no 1° Momento.

Temos vergonha de sermos independentes, de sermos donos-de-nosso-destino, pensar com nossa própria cabeça, como nos ensinou AC.

A nossa última “bacorrada” foi agora na votação nas NU sobre a Guerra no Médio Oriente. Antes foram:

Na guerra Rússia-Ucrânia, saímos logo correndo, para dizer de que lado estamos!!

No caso do reconhecimento de Marrocos como Dono do Sahara Ocidental, com Presidente, 1° Ministro, MNEC, metendo pés pelas mãos!!

Nos golpes de estado na nossa sub-região!!

Em casos mais simples, seja menos complexos:

No Alex-Colombiano-Venezuelano-Libanês, que decidimos correr o risco dalgum algo, não muito bonito acontecer… só porque Landim resolveu ser Herói-Mercano!!

 No barrete que os Tugas nos enfiaram com a Mobilidade!!  

No visto para irmos a Suíça… de graça!!

Enfim!!

São tantas as bacorradas!!!

É que, estou convicto disso, diria, tenho certeza absoluta, de que a nossa política externa é definida por uma mão compriiiiiida, que vem de longe, e tem testas-de-ferro que são os únicos que entendem de política externa neste cutelo!!

Também desde que definimos que nossa matriz é judaico-cristã… está tudo dito!!

E

Eu, que não desisto de minha raiz também animista!! E que também está nas costelas da maioria dos cabo-verdianos…

Quer… queiramos. Quer… não.

Mario Fonseca dizia:

Carlos, veja só!!

Se isto não é África!!

Até no andar do mininu!!

Dá que pensar, este nosso Cabo Verde!!

Por isso:

PERDOAI-LHES…Cabral!! 

PERDOEM-LHES…Cabo-verdianos!!

06-11-23. 

PUB

PUB

PUB

To Top