PUB

Convidados

Peregrinação -Anual (Lula…outra vez)

Por: Carlos Carvalho

Como dissera, no artigo anterior, resolvi dividir esta analise das peregrinações-anuais, aos States, em dois. Esta seria a 2ª e última parte da reflexão. Porém, o “xatu” do ZV acabou por me obrigar a um exercício de corte-costura que me leva a voltar para uma 3ª parte da Peregrinação.

É que reparando que, no artigo anterior, por falha grossa, não falara da participação de nossos pesos-pesados: o João e o Nyusi… o k sertu ká fika nada dretu!!… decidi introduzi-los neste… e artigo fika grandi.

Paxenxa!!

Assim, cumprindo as ordens do Zé… “Carlos, o artigo está longo…” levou-me a uma ideia interessante que verão na Peregrinação-3. Falarei, pois, dos discípulos de Cristo, hoje Presidentes: Filipe e João, no próximo e último capítulo.

Na 1ª, falara da Peregrinação de dirigentes mundiais que foram a mais un show na New York… más falei mais di partisipason di africanos.

N’falaba má disidi volta a Peregrinação… no passado já havia escrito sobre as Peregrinações-anuais de dirigentes do mundo… para:

1. analisar a romaria de nossos africanos; 

2. ir ao discurso do Lula!!

Na verdade, rigresa só pabia di + 1 discurso di Lula da Silva (LdaS-LS).      

Na artigu anterior, skrebeba que:

… Muito pouco, dos africanos que ouvi, me cativou. Porém, recomendara, insisto no “recomendo”, irem ouvir alguns discursos dos africanos, sobretudo os dos golpistas de nossa região, e o do Ministro Burkinabé que foi representar seu Chefe-Golpista, em especial.

Mas, vamos ao que me traz, hoje, mesmo: 

O discurso do Lula. Sobre ele, escrevera:

Do mundo inteiro…só 1 me cativou…foi o discurso de Lula da Silva. 

Aconselho a irem ver-ouvir.

É dele que farei aqui um résumé.

Na kelotu artigo, sobre a (não) assistência na plateia, escrevera:

Nhu Guterres…reparando nessa falta de consideração…resolveu o problema da seguinte forma.

Dá operadoris di TV di NU instruson pa… oras k kés k ká tá konta bai discursa… pá ká passa imagi di plateia…de tão vazia ela se apresenta…

O único que (tem plateia) é aplaudido (por todos), à entrada e no fim, é o Lula da Silva. É o único que faz discurso…para o mundo todo ouvir!!

LULA – A PRAXE 

Quando se enuncia o PR do Brasil…mundu nteru tá para…pá obi.

Disse…e repito.

Lula é única autoridade política mundial…hoje!!

Fala, todos ouvem… até o caquético ainda Dono-do-Mundo!!

É que Lula fala verdade. Diz o que ninguém mais ousa dizer… tá txoma toru pá si nomi!!

LS cumpriu a praxe do ano referindo-se às catástrofes que aconteceram no Reino de Marrocos e na Líbia.

Dipos, é lenbra sé patrisiu Sérgio Vieira de Melo…k mori na sirvisu das NU.

Lembrou da situação internacional prevalecente: a questão Palestina que a ONU não é capaz de resolver, sobre este assunto, como se Lula estivesse prevendo o que viria dias depois, a situação está aí para provar; Sudão e a guerra fratricida; Guatemala, onde a esquerda quase é roubada às eleições ganhas; da Venezuela e Cuba e dos embargos que ainda lhes são impostos pelo Dono do Mundo e “os-de-sempre”. 

DESIGUALDADE 

Para não variar… LS falou de DESIGUALDADE.

Todo o seu discurso foi centrado a volta desta palavra…que tem o mundo como está…disse LS.

Começou seu discurso dizendo que 20 anos atrás discursou pela 1ª vez na ONU, o tema principal desse seu discurso foi a FOME.

Voltou a fome…20 anos depois… para dizer que, hoje, o dia em que discursou, + de 700 milhões de crianças iriam dormir sem ter o que comer…tudo para ilustrar a Desigualdade que impera no mundo.

E…para vencer Desigualdade…tem-se que se indignar contra ela para se poder superá-la… i pa kela é preciso vontade política…que é o que falta…É fla ma grandi dizafiu di mundu é kaba k Desigualdade dando como exemplo o facto de 10 + ricus di mundu ten mas riqueza que 40% da população da terra.

LS falou de Democracia que lhe permitiu voltar ao poder…que voltou para unir o Brasil…tarefa reeeeei de difícil…mi k fla…tornar o Brasil sustentável/generoso/igual…má Brasil sta di boita para dar sua contribuição no enfrentamento aos principais desafios mundiais…e continuando na sua terra… 

…enumerou várias medidas que seu Governo tomou nos 8 meses de mandato.  

Falando de energia, lembrou que foram os mais-ricos que poluíram o mundo; que o Brasil vai na vanguarda da transição energética e que 87% da energia de seu país proveem de fontes limpas e renováveis; falou das medidas que tomou contra o desmatamento na Amazônia, reduzido em 48%. 

LULA – LIDER MUNDIAL 

Como um grande líder Lula falou da necessidade de haver uma Cultura da Paz; criticou os vários conflitos armados e a irracionalidade humana que os fabrica; voltou a guerra na Ucrânia reforçando sua posição de busca de diálogo, única forma de acabar com ela, em vez de se estar a distribuir cada vez mais armamentos, criticando os bilhões gastos nos armamentos, para cada vez mais sofrimento do povo desse país.

No passado, caíram em cima dele.

Hoje, vê-se o que está sendo visto, tudo levando a crer que efectivamente Lula tinha e tem razão. Lembrou outras situações de conflito e de disputas antigas…não resolvidas: Palestina-Haiti-Iemen-Libia-Burkina-Mali-Sudão-Guatemala.

Tudo isto, para voltar ao papel da ONU que devia ser a “Casa do entendimento e do diálogo”…que, infelizmente, não resolve nenhum dos conflitos que duram décadas, daí a necessidade de se reformar essa Organização, sobretudo seu Conselho de Segurança…que há premente necessidade de “resgatar os valores humanistas que presidiram a criação da ONU”.

Lula disse ainda que a Agenda 2030 está condenada ao fracasso, pois, está longe das metas definidas…é fla má caba k pobreza i fome…está anestesiado!!

LULA – O AFRICANO

Lula se apresentou mais uma vez como o defensor de África, lembrando os emigrantes africanos morrendo nos mares da Europa em busca de vida melhor…emigrantes que servem de bodes-expiatórios para as politicas neoliberais dos governos europeus.

Falou das problemáticas da energia e das infraestruturas de que o continente enormemente enferma… apesar de toda a riqueza que tem. 

LULA V BM-FMI

Lula insurgiu-se de novo contra o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional. Lembrou que dos 100 bilhões prometidos aos países em desenvolvimento ficaram só em promessas; que, por exemplo, o FMI disponibilizou para saque a países europeus 160 bilhões e apenas 34 para países africanos e foi por isso que aparece o Banco dos BRICS.

Disse ainda que o comércio global deve ser mais justo e infelizmente a OMC continua paralisada…criticando o Neoliberalismo que agravou ainda mais as desigualdades no mundo.

CONCLUINDO

Lula discursou à Lula.

Foi o único que dissertou sobre todos os problemas de que o mundo enferma, criticando abertamente Organizações Internacionais que foram criadas precisamente para ajudar a construir um mundo justo e combater a desigualdade.

Na sua intervenção, Lula foi até a liberdade de imprensa, coartada, citando Assenge (Julien), preso só por informar o mundo do que se passa.

Os dirigentes africanos bem que podiam tomar o exemplo do Torneiro-Mecânico que se tornou Presidente de um país.

Quiçá por não termos nenhum exemplo de um percurso similar ao do Lula em África e talvez no mundo, que o mundo está como está, conflitos, fomes, doenças, pobreza…

E… Desigualdade… espalhada por todo o mundo. Desigualdade que foi o mote principal de todo o discurso de Luís Inácio Lula da Silva.

Eis, em resumo, o que Lula foi dizer ao mundo, neste Outono de 2023.

Infelizmente…há poucos Lulas…no mundo…para produzirem discursos de igual quilate. 

Tenho dito.

07/09/2023. 

PUB

PUB

PUB

To Top