A Câmara do Turismo de Cabo Verde apelou hoje à garantia da segurança da estrada Espargos- Santa Maria, durante o periodo das obras em curso.
Isto, na sequência da tragédia recente, que vitimou 2 pessoas, esta quinta-feira, 28, durante um acidente.
Nesta infraestrutura, recorda essa instituição, passam diariamente cerca de 1.650 turistas.
“Durante anos, esta estrada tem clamado por manutenção e, embora as obras estejam em curso neste momento, não podemos hoje ignorar os custos humanos de uma infraestrutura negligenciada”, alerta a Câmara do Turismo.
Segurança fundamental
“É inadmissível que melhorias numa estrada resultem em perdas de vidas e ferimentos. É imperativo, portanto, garantir que a segurança dos usuários seja uma prioridade absoluta durante todo o processo de construção e manutenção”, apela a instituição.
Conforme aponta, isso inclui uma sinalização temporária “adequada e eficaz”, juntamente com a presença de policiamento para “coibir o consumo de álcool ao volante, excesso de velocidade e outras práticas perigosas”.
Infelizmente, recorda a Câmara do Turismo, os acidentes são uma constante.
“Na semana passada testemunhamos um acidente grave envolvendo quatro veículos, e ontem, uma vez mais, duas vidas foram perdidas e outras gravemente feridas devido a um choque entre duas viaturas”, lamenta.
Evitáveis
Essas tragédias, aponta a instituição, são evitáveis e devem servir como um alerta para a urgência de ação.
“Apelamos às autoridades responsáveis competentes para que ajam imediatamente, implementando medidas de segurança robustas e garantindo que a comunidade seja informada e envolvida no processo. Nossa prioridade deve ser proteger as vidas dos cidadãos e garantir viagens seguras nas nossas estradas”, conclui a Câmara do Turismo.