DESTAQUES
50 anos da independência
Governo vai construir monumento à “Democracia e Liberdade”
Em 2025, ano do 50º aniversário da independência de Cabo Verde, a capital do país passará a ter um monumento à “Democracia e Liberdade”. A empresa pública Estradas de Cabo Verde (ECV) é a dona da obra, “encomendada” pelo Governo. O seu custo poderá ultrapassar os 120 mil contos, contemplando o projecto melhorias em toda a zona e cercanias em que o monumento irá situar-se.
Coris Holding será accionista maioritário do BCA
Idrissa Nassa garante que o banco estará focado no financiamento das pequenas e médias empresas
Idrissa Nassa, CEO do Coris Holding, seleccionado pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) e pelo Governo português para a compra do BCA, considera que Cabo Verde possui um enorme potencial de desenvolvimento, graças à sua estabilidade política e segurança, que favorecem o investimento. Nesta primeira entrevista a um media cabo-verdiano, A NAÇÃO, Idrissa Nassa anuncia que o BCA vai ter um “forte compromisso” no desenvolvimento da economia cabo-verdiana.
São Vicente
Consumidores reclamam de abusos na lei de garantia
A garantia após a compra de dado produto ou serviço, no mínimo de um ano, é um direito do consumidor, mas nem todos os cidadãos estão conscientes disso. As reclamações visam, sobretudo, as firmas chinesas. A ADECO alerta para os cuidados a ter na hora de qualquer compra, ou contrato de prestação de serviços, de modo a salvaguardar a defesa do consumidor.
VBG
Centros de Apoio às Vítimas atenderam 312 pessoas em 2023
Os Centros de Apoio às Vítimas de Violência Baseada no Género (VBG) atenderam, em 2023, 312 pessoas, das quais 293 foram mulheres e 19 homens. A linha SOS já está a funcionar 24 horas por dia, tendo em vista dar melhor resposta às demandas.