A gala dos Cabo Verde Music Awards (CVMA) está agendada para o dia 1 de Junho e terá como palco, pela primeira vez, o terminal de contentores do Porto da Praia. A apresentação dos nomeados será realizada numa gala, no dia 19 de abril, no Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa, Portugal.
A organização avançou ontem em conferência de imprensa que a Gala irá acontecer no Terminal de Contentores no Porto da Praia.
Este ano estão a concurso 17 categorias (as mesmas do ano passado) e são contemplados os trabalhos digitais ou físicos lançados entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2023.
Devido à “elevada produção musical do ano 2023” a organização aumentou o número de nomeados de 3 para 4 em 8 categorias.
São elas a Música Tradicional do Ano, Kizomba do Ano, Afrobeat/Afrohouse/Afropop do Ano, Outros Ritmos do Ano, Intérprete Feminina do Ano, Intérprete Masculino do Ano, Música Popular do Ano e Música do Ano.
Convidados especiais
Em relação aos convidados para a gala, a organização avançou para já o nome da cabo-verdiana Neyna, que venceu a Música Popular do Ano (2023) e de Jimmy P, um artista português de ascendência angolana que já fez um dueto com o Djodje e com Élida Almeida, sendo muito conhecido entre a comunidade de artistas cabo-verdianos que reside em Portugal.
A XIII edição dos CVMA está orçada em mais de 18 mil contos e vai abraçar uma causa da infância, há semelhança do ano passado.
De acordo com a organização, a Academia CVMA é composta por 33 membros nacionais e internacionais com conhecimentos profundos da indústria e da criação musical e que já se encontram em fase de selecção.
Este trata-se do maior e mais previligiado prémio da música de Cabo Verde, dentro e fora do país.