O grupo RIU Hotels & Resorts anunciou esta semana a sua nova estratégia de sustentabilidade, denominada Proudly Committed (Orgulhosamente Comprometido), que visa contribuir para a execução de projectos de investimento social com impacto positivo na comunidade e com o foco na proteção e bem-estar das crianças.
Proudly Committed, que além do nome da estratégia é também o nome da respectiva campanha de comunicação, abrange o período 2024 a 2026 e estabelece quatro pilares de intervenção, nomeadamente “Comunidade e Destinos Sustentáveis, Meio Ambiente, Pessoas e Transparência”.
O grupo RIU Hotels & Resorts também anunciou que a protagonista e imagem principal da campanha Proudly Committed é a médica cabo-verdiana Manuela Lima, que trabalha na clínica de Saúde Infantil, no Centro Chã de Matias, em Espargos, na ilha do Sal, onde as crianças vêm beneficiando de cuidados médicos de forma gratuita no âmbito de uma parceria que também integra a organização não-governamental espanhola África Avanza e apoio do Ministério da Saúde de Cabo Verde.
Pilar de “Comunidade e Destinos Sustentáveis”
Conforme avança o documento sobre esta nova estratégia, o pilar “Comunidade e Destinos Sustentáveis”, não só vai continuar a contribuir para a prosperidade das comunidades onde o grupo RIU Hotels & Resorts opera, mas também garantir que, em 2026, 100 % dos destinos tenham um projecto de referência.
Aliás, conforme A Nação online apurou, à semelhança da iniciativa da clínica de Saúde Infantil na ilha do Sal, as crianças da ilha da Boa Vista também passarão a beneficiar de cuidados médicos gratuitos, através de uma clínica similar que esse Grupo vai abrir na referida ilha.
Pilar do “Meio Ambiente”
Por sua vez, no âmbito do pilar “Meio Ambiente”, o grupo RIU vai implementar um modelo de negócio cada vez mais circular e um projecto emblemático de biodiversidade por destino.
Neste particular, destaca-se o plano de descarbonização que visa eliminar a emissão de gases com efeito de estufa, tendo como objectivo atingir a neutralidade carbónica. O grupo avança ainda que, graças aos projectos em curso, em 2023, foi possível reduzir as emissões de CO2 em cerca de 27%.
Ainda a nível do “Meio Ambiente”, o grupo RIU destaca a aposta, tanto em projectos destinados à proteção de espécies nativas, como os que vêm sendo desenvolvidos com tartarugas e corais, como também a aposta em projectos de circularidade e redução de resíduos.
Pilares de “Pessoas” e “Transparência”
O pilar de “Pessoas” coloca os trabalhadores no centro da empresa e visa potencializar o talento e a formação mediante o fomento das oportunidades de carreira das equipas para que o trabalho funcione como alavanca para uma vida profissional e pessoal mais satisfatória.
A “Transparência”, quarto e último pilar da nova estratégia de sustentabilidade, servirá para verificar o cumprimento do objetivo que visa atingir 100 % da oferta RIU certificada em sustentabilidade.
Sustentabilidade no centro de todas as decisões
Conforme assinala o grupo RIU, a nova estratégia, que “coloca a sustentabilidade no centro de todas as decisões da organização”, surgiu após uma “reflexão interna profunda sobre o futuro do sector hoteleiro e sobre o impacto que esta tem na comunidade no ambiente e nos próprios trabalhadores”.
Assim, o processo de transformação em curso no grupo RIU tem como objectivo fazer com que o “impacto da actividade da empresa seja sempre o mais positivo possível, tanto na sociedade onde a desenvolve como nos seus ecossistemas”.
Aposta na valorização do quadros cabo-verdianos
Recorde-se que o grupo RIU vem apostando na confiança e valorização dos quadros cabo-verdianos, nomeadamente através da nomeação para cargos de chefias a vários níveis.
Recentemente, nomeou, pela primeira vez, um jovem cabo-verdiano para assumir uma função de topo na direcção de um dos seus hotéis em Santa Maria, ilha do Sal
Confira o vídeo da campanha aqui.