A Câmara Municipal da Praia informou hoje que iniciará esta sexta-feira, 08 de março, até 31 de dezembro do corrente ano, o seu Plano de Fiscalização e de Apreensão de Animais que se encontram à solta na via pública.
Num comunicado enviado à nossa redação, lê-se que “a divagação de animais na via pública sem estarem atrelados ou conduzidos por pessoas é uma infração constante da Código de Postura do Município da Praia, que prevê igualmente a apreensão dos animais e a aplicação de coimas para os infractores”.
A mesma fonte diz ainda que a Câmara Municipal da Praia considera esta medida protetora da Saúde Pública e dos bens públicos e privados, uma vez que impedirá, por um lado, a circulação livre dos animais nos centros urbanos do Município, e que, em contacto com resíduos sólidos domésticos e comerciais, possam propagar doenças e perigar a vida das pessoas.
Segurança dos munícipes
Por outro lado, a referida medida incidirá sobre a segurança dos munícipes, uma vez que, diz, visa prevenir ataques dos animais às pessoas e aos bens públicos e privados, bem como evitar a perturbação do trânsito, causando acidentes.
Neste sentido, a Câmara Municipal da Praia apela às pessoas para manterem os seus animais em currais ou em outros lugares adequados também para prevenir roubos e evitar que dejetos dos mesmos sejam espalhados nos centros urbanos, de modo a que todos possam contribuir para uma Cidade mais limpa e agradável para viver.
Geremias S.Furtado