O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) conclui hoje, no município do Porto Novo, uma ação de capacitação para mulheres candidatas e eleitas nas eleições municipais. A mesma visa aumentar a presença de mulheres nas decisões locais e nacionais.
A ação de capacitação está enquadrada no projeto “Promover a Participação das Mulheres nos Processos Democráticos”, tendo em vista o fomento da participação intrapartidária das mulheres, buscando aumentar sua presença nas decisões a nível local e nacional.
O foco da formação, segundo o ICIEG, abrange tópicos essenciais como igualdade de género, liderança e participação política.
“Este comprometimento reflete o propósito do ICIEG em promover ativamente a igualdade de género, contribuindo para construir uma sociedade mais justa e inclusiva em Cabo Verde”, explica.
Persistem disparidades e estereótipos
Não obstante a sociedade cabo-verdiana ser celebrada internacionalmente por seus avanços notáveis, sublinha o ICIEG, ela ainda enfrenta desafios persistentes em termos de igualdade de género.
“Embora tenha alcançado melhorias substanciais em saúde, educação e nutrição, as construções estereotipadas de masculinidade e feminilidade persistem, limitando a participação das mulheres em decisões, tanto no âmbito privado quanto público”, alerta.
Apesar da implementação da Lei da Paridade (Lei n. 68/IX/2019), que busca assegurar representação equitativa nos cargos eletivos, as disparidades de género persistem, especialmente em posições políticas relevantes.
A nível municipal, o ICIEG reconhece que a referida lei trouxe avanços significativos, mas alerta que a presidência das Câmaras Municipais permanece predominantemente ocupada por homens.
O encerramento da ação de capacitação, com entrega de certificados, está agendado para às 15 horas desta sexta-feira,1 Março, e será presidido pela presidente do instituto, Marisa Carvalho.