Um total de 27 atletas de todo o país foram contemplados com a Bolsa Atleta, no valor de 16 mil contos mensais, informou o presidente do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), José Eduardo dos Santos.
Este montante, segundo José dos Santos, pode ser usado em despesas como ginásios, ‘personal-trainer’, contratação de recintos, equipamentos, entre outros, informando que se trata de uma bolsa mensal para o período de um ano e pode ser renovada.
Essa renovação pode acontecer, esclareceu, desde que o beneficiado mantenha as condições pelas quais foi eleito dentro do programa Bolsa Atleta.
O programa “Bolsas Atleta”, cujo diploma foi aprovado em 2018, tem como objetivo primordial oferecer suporte financeiro a atletas promissores ou de alto rendimento, considerando as suas necessidades específicas para a preparação e participação em competições internacionais.
Cobertura de despesas diversas
Este apoio é destinado a cobrir diversas despesas, tais como propinas e aquisição de material escolares, taxas de inscrição em competições, despesas com estadias, alimentação e transporte para eventos desportivos, compra de equipamentos desportivos, seguro de acidentes durante a prática desportiva e apoio técnico especializado.
Esta iniciativa, segundo uma nota do Governo, representa “um marco importante” no apoio ao talento desportivo nacional, demonstrando o “compromisso” do Executivo em promover o desenvolvimento e o sucesso integral dos seus atletas.