A empresa chinesa de tecnologia Huawei ofereceu, à Universidade de Cabo Verde, um novo Laboratório de Redes totalmente equipado. A inauguração será realizada hoje, 22, pelas 16h, no Campus do Palmarejo Grande na cidade da Praia. A ação tem como foco a inovação, investigação e a educação nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
De acordo com uma nota de imprensa da Universidade Pública de Cabo Verde, a instalação ora feita é mais um fruto da parceria entre a Uni-CV e a gigante tecnológica, no reforço com a educação e progresso tecnológico em Cabo Verde.
Este contributo, garante a Uni-CV, é mais um estímulo para a inovação e o desenvolvimento tecnológico no país, para impulsionar a investigação e a educação nas TIC, através da Huawei ICT Competition.
“Agora, com o laboratório equipado, os estudantes têm a oportunidade de explorar o potencial das redes de comunicação e desenvolver soluções inovadoras com aplicações locais e internacionais” , assegura ainda a universidade.
Protocolo inicial
De relembrar que em 2022, a Uni-CV e a Huawei firmaram um protocolo que previu a doação de equipamentos, mas também estabeleceu um novo paradigma de colaboração entre o meio académico e a indústria.
A cerimónia contará com a presença do Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e Ministro da Economia Digital, Olavo Correia, do Embaixador da China em Cabo Verde, Xu Jie, do Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, e do CEO da Huawei para a África Ocidental, Lionel Liu.