PUB

São Vicente

Assassinato de Ismael Neves ensombra Carnaval no Mindelo

O assassinato de Ismael Neves na sequência de um tiroteio ocorrido na madrugada do último domingo está a ensombrar chegada do Carnaval em São Vicente. Os mindelenses temem as consequências deste acto neste período de muito movimento, em plena época dos desfiles dos Mandinga.

Segundo dizem alguns mindelense, a “revanche” poderá estar a chegar a qualquer momento já que, no entender dessas pessoas, se estar perante uma “guerra” entre duas facções criminosas e “negligenciada pelas autoridades policiais.

Já uma fonte policial, afirmou ao A NAÇÃO, por seu turno, que, embora careçam de uma investigação aprofundada, os relatos das pessoas fazem crer que se está perante uma rixa de “grupos rivais de criminosos com algum poderio económico”.

“O que se está a dizer e o que todo mundo sabe, inclusive a Polícia, é que houve uma briga num espaço de diversão, onde um acompanhante da vítima mortal terá ferido com um objeto cortante um rival de há muito. Depois deixaram o local e o resto já se sabe”, contou em anonimato uma fonte em São Vicente.

Actuação policial

Diante disto, outro informante mostrou revolta pelo facto de acreditar “que não haverá uma investigação séria”, no sentido de apurar a correlação entre o incidente no local de divertimento nocturno e este crime de homicídio e chegar a possíveis suspeitos. Segundo disse, “a polícia está com medo de fazer o seu trabalho, porque se está a tratar de uma guerra de peixes grandes.

O certo é que, conforme o que já foi noticiado, a Polícia Nacional (PN) já lavou as suas mãos, afirmando que o caso está sob alçada da Polícia Judiciária (PJ). A NAÇÃO contactou a PJ em São Vicente, no sentido de apurar os vários relatos que estão a vir a tona acerca deste caso, mas esta respondeu que não fala à imprensa e que toda a informação deverá ser solicitada junto do Gabinete de Comunicação e Imagem, na cidade da Praia, onde ninguém atendeu às nossas chamadas.

O caso

Isamael Neves, director técnico da ITAC – Inspeção Técnica Automóvel de Cabo Verde, foi atingido por dois disparos, um no peito e outro numa perna, na sequência de um tiroteio ocorrido na zona de Chã de Cemitério, São Vicente, na madrugada de domingo, 7 de Janeiro, outras duas pessoas ficaram feridas.

Estes foram surpreendidos com quatro disparos quando chegaram a casa. Os dois acompanhantes, o homem foi atingido na anca e a mulher numa mão. Ismael chegou a ser transportado com vida para o hospital por volta das quatro da madrugada, mas faleceu no bloco operatório no início da manhã de domingo.

Geremias S.Furtado

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 854, de 11 de Janeiro de 2024

PUB

PUB

PUB

To Top