PUB

Política

Relatório da auditoria à Presidência da República estará concluído em Março       

O presidente do Tribunal de Contas anunciou ontem à tarde que o relatório sobre a auditoria à Presidência da República para esclarecer os dados sobre o pagamento do salário da primeira-dama estará concluído em Março.

João da Cruz Silva, que falava à imprensa depois de apresentar os cumprimentos de Ano Novo ao Presidente da República José Maria Neves, assegurou que o processo encontra-se em fase de preparação.

Segundo disse, a auditoria está neste momento com o juiz da área e aguarda que a Inspecção-Geral das Finanças (IGF) termine a sua acção na Presidência para, de seguida, o Tribunal de Contas entrar em acção.

“O processo não é assim muito complexo e penso que o mais tardar até Março teremos o relatório aprovado”, apontou.

O caso sobre o salário da primeira-dama

O caso do pagamento da primeira-dama pela Presidência da República veio ao público no dia 18 de Dezembro. Já  no dia 23 de Dezembro de 2023, através de um comunicado à Nação, o Presidente da República mandou suspender o processamento dos salários, o uso de transporte, a segurança e outras regalias à primeira-dama, até que estas matérias fossem “definitiva e cabalmente” reguladas por lei e solicitou ao Tribunal de Contas e à Inspecção-geral das Finanças um pronunciamento sobre o assunto.

O presidente do Tribunal de Contas numa declaração à imprensa, a 28 de Dezembro, anunciou uma auditoria à Presidência da República para esclarecer os dados sobre o pagamento do salário à primeira-dama.

No dia 03 de Janeiro, a Inspecção-Geral de Finanças (IGF) anunciou que, por resolução do ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, ia ser levada a cabo uma acção de inspecção à Presidência da República, após a polémica sobre o salário da primeira-dama.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top