A seleção nacional de futebol já se encontra em Portugal para a primeira fase do estágio de preparação para a 34ª edição do CAN, que arranca já a partir de 15 de Janeiro, na Costa do Marfim.
Dos 26 convocados para a Operação Costa do Marfim, a Federação Cabo-verdiana de Futebol, que avançou a troca de Djaniny Semedo pelo jovem da equipa B do Benfica (Portugal), Gilson Benchimol Tavares, comunica que a primeira fase do estágio vai ter quatro dias, já que na sexta-feira a comitiva desloca-se a Tunísia para a segunda fase de preparação.
Para o dia 10 está agendado um jogo amistoso com os tunisinos naquele país do Magrebe, referenciado pela FCF como uma seleção que se assemelha à do Egito, um dos adversários de Cabo Verde na fase de grupo e que foi considerada a melhor para o País, quer do ponto de vista financeiro, quer do ponto de vista desportivo.
Estreia a 14 de Janeiro
Cabo Verde partilha o Grupo B com as seleções nacionais do Gana, Moçambique e Egito, atual vice-campeão africano.
A seleção de futebol cabo-verdiana estreia-se no CAN’2024, a ser disputado na Costa do Marfim, a 14 de Janeiro, diante da sua congénere do Gana, no jogo da segunda jornada do Grupo B.
De acordo com o calendário divulgado pela CAF, os Tubarões Azuis, nome pelo qual são conhecidas as seleções desportivas de Cabo Verde, volta a jogar na quinta-feira, 19, num derby lusófono ante a sua congénere de Moçambique e termina a sua fase de grupo no dia 22, diante do Egito.
Esta vai ser a quarta participação de Cabo Verde no CAN, depois de África do Sul, em 2013, Guiné Equatorial, em 2015 e Camarões em 2021.
c/Inforpress