PUB

Economia

Emissões de empresas e municípios atingiram 2,8 milhões de contos em 2023

O volume de emissões das empresas e municípios em 2023 atingiu cerca de 2,8 milhões de contos, 1,5 vezes superior à média emitida nos últimos cinco anos, avançou o presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde.

Miguel Monteiro, que fazia uma retrospectiva do ano que ora finda, à margem da sessão de apresentação dos resultados da oferta pública de subscrição de obrigações, realçou que o montante global de emissões no mercado primário, incluindo os títulos do tesouro, ascenderam a 18,76 milhões de contos.

Este ano, segundo disse o presidente da Bolsa de Valores, foi atingido um total de oito emissões diversas, sendo cinco corporate e três municipais, número superior à média dos últimos quatro anos, que era de quatro emissões.

Primeira emissão de obrigações azuis

Em relação às emissões por parte das empresas e municípios, destacou a primeira emissão de obrigações azuis, feita pelo International Investment Bank, duas emissões de obrigações verdes, e emissão de duas séries de obrigações por parte do município do Sal, que tinha feito a última emissão há sensivelmente 13 anos.

A primeira emissão de obrigações por parte do município da Ribeira Grande e a segunda emissão de Credit Link Notes, tendo como emitente novamente o International Investment Bank, são, entre outros, ganhos alcançados durante este ano.

O destaque vai também para o mercado secundário, o ‘trading’, em que foram realizadas 117 transações, valor superior aos registros anuais dos últimos 11 anos e mais do dobro da média dos últimos 10 anos, sendo que está em fase de implementação mais uma plataforma, nomeadamente o ‘Market Maker’, que poderá estar concluída ainda no primeiro semestre de 2024.

25 anos do BCV

Por outro lado, Miguel Monteiro realçou também as actividades promovidas no âmbito da celebração dos 25 anos da BVC, tendo como destaque a primeira edição do Bolsa Awards e a Conferência Internacional sobre Finanças Sustentáveis.

“De frisar também a nossa participação com o projeto Blue X, como patrocinadores principais do Ocean Race, a mais antiga e conhecida regata em torno do mundo”, apontou.

Para 2024, o presidente da Bolsa de Valores prometeu ainda mais realizações e utilizar este espaço para destacar iniciativas que contribuirão para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top