2023 foi o ano dos mundiais para Cabo Verde. O país participou em duas grandes competições mundiais, nomeadamente através da primeira presença no campeonato do mundo de basquetebol, renovou a sua participação no mundial de andebol sénior masculino. No fisiculturismo e no boxe o país conquistou prémios mundiais, com destaque para Lino Rodrigues e Nancy Moreira.
Cabo Verde participou, pela primeira vez, do campeonato do mundo de basquetebol, disputado no Japão. A selecção cabo-verdiana terminou a sua participação no Mundial da modalidade na 28ª posição entre as 32 seleções participantes na competição.
Cabo Verde somou seis pontos, frutos de uma vitória, sobre a Venezuela (81 -75) e quatro derrotas, sendo elas com a Geórgia (60 -85), Eslovénia (77-92), Finlândia (100-77) e Japão (80-71).
No andebol, Cabo Verde ficou no 23°lugar na sua segunda participação no campeonato do mundo da modalidade, que decorreu na Suécia e Polónia, na qual foi eliminada na segunda da competição.
Nesta segunda participação no mundial de andebol, Cabo Verde iniciou com uma vitória frente ao Uruguai (33-25) e perdeu com a Suécia (34-27) e Brasil (30-28).
Na segunda fase, “main round” a seleção nacional foi derrota pela Islândia (40-30), Portugal (33-25) e Hungria (42-30).
Fisiculturismo
Lino Rodrigues campeão absoluto na Diamond Cup de Luxemburgo
O cabo-verdiano e campeão mundial de fisiculturismo, Lino Rodrigues, arrecadou, em Outubro, os três principais títulos em competição na Diamond Cup de Luxemburgo e, sagrou-se campeão absoluto obtendo o Pro Card, prémio que vinha perseguindo há vários anos.
O atleta cabo-verdiano venceu nas categorias Mens Physique até 1,73 metros, em Mens Physique Masters e foi medalha de ouro em Overall, ou seja, foi coroado campeão absoluto.
Boxe
Nancy Moreira sagra-se campeã de África
A pugilista internacional cabo-verdiana Nancy Moreira, bolseira de Solidariedade Olímpica Paris’2024, sagrou-se, em Agosto, campeã de África ao vencer a marroquina Oumayma Ahbib (categoria 63-66 Kg) na final do Campeonato Africano de Boxe, que decorreu em Yaoundé (Camarões). Nancy Moreira terminou o ano como número 1 do ranking africano e segundo no mundo.
Paralímpicos
Marilson Semedo e Heidilene Oliveira conquistam mínimos para Paris’2024
Os atletas paralímpicos internacionais cabo-verdianos Marilson Semedo e Heidilene Oliveira alcançaram, em Março, os mínimos para Jogos Paralímpicos Paris’2024, no World Para Athletics Grand Prix Series de Marrakech 2023, que decorreu em Marrocos.
Marilson Semedo e Heidilene Oliveira alcançaram a qualificação, ao conquistarem as medalhas de bronze na prova de lançamento de dados e corrida dos 200 metros, respectivamente.
Futebol
Cabo Verde qualifica-se para CAN 2024
Cabo Verde carimbou o seu passaporte para estar presente no Campeonato de África das Nações (CAN) de futebol sénior, após vitória por 3 a 1 sobre a seleção de Burkina Faso. A partida, disputada em casa dos Tubarões Azuis, líderes do grupo B, tinha um significado especial, já que uma vitória garantiria o acesso directo ao CAN 2024 que vai ter lugar de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro próximos na Costa de Marfim. Cabo Verde integra o grupo B juntamente com Egipto, Gana e Moçambique.
Por sua vez, no futebol sénior feminino, a seleção de Cabo Verde, que disputou o CAN pela primeira vez, falhou a fase de grupos, após derrota por 1-2, em casa, frente à Nigéria.
Masculino e feminino
Palmeira e Seven Stars sagram-se campeões nacionais de futebol
A equipa da Palmeira sagrou-se pela primeira vez campeã de Cabo Verde, em futebol sénior masculino, ao derrotar a Académica do Mindelo nas grandes penalidades por 7-6 na final disputada no Estádio Dau d’ Segunda, na ilha do Maio.
O Grupo Desportivo Palmeira, fundado em 1982, conseguiu assim o seu primeiro título nacional, depois de duas finais consecutivas, levando o troféu para a ilha do Sal, 30 anos depois, visto que a última conquista aconteceu em 1993, com a Académica do Aeroporto.
Em feminino, a equipa do Seven Stars, da Cidade da Praia, região desportiva de Santiago Sul, sagrou-se a nova campeã nacional de futebol feminino, após derrotar, em São Vicente, a Llana da ilha do Sal por 2-0.
Voleibol de Praia
Irmãs Varela, campeãs da Zona II de qualificação para Paris 2024
As irmãs internacionais cabo-verdianas de voleibol de praia, Janice e Ludmila Varela, venceram, em Novembro, o torneio preliminar de voleibol da Zona II africana a contar para o calendário de qualificação para Paris 2024, que decorreu em Dakar, Senegal. Depois de qualificar-se para a final ao derrotar o país anfitrião, Senegal, por 2-1, a dupla cabo-verdiana venceu, a Serra Leoa na final para se sagrar campeã do torneio da Zona II em voleibol de Praia.
Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 852, de 28 de Dezembro de 2023