PUB

Santiago

UNI-CV acolhe “A Maior Aula do Mundo sobre Direitos Humanos”

A Federação Cabo-Verdiana das Associações Comunitárias (FCAC) realiza hoje, 20, das 9h às 12h, no Centro de Convenções da Universidade de Cabo Verde, o evento “A Maior Aula do Mundo sobre Direitos Humanos” em comemoração da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Homem feita a 10 de dezembro de 1948, dia que se assinala, igualmente, o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A realização da aula magna é um dos pontos altos do mês dedicado à celebração dos Direitos Humanos, assinalado anualmente a 10 de dezembro.

Segundo nota de imprensa, o objectivo da aula é dar a conhecer e discutir os direitos humanos, destacando a importância do empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos.

De acordo com a FCAC, a aula visa fomentar, igualmente, a cidadania e integrá-la no desenvolvimento de ações que promovam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Três painéis sobre temas importantes ligados aos DH

O evento está organizado em três painéis, o primeiro sobre o Desenvolvimento dos Direitos Humanos com os oradores Pedro Lopes, Secretário de Estado da Economia Digital, que vai abordar a temática dos Direitos Humanos na Era Digital e o Presidente da Câmara de Comércio de Sotavento, Marcos Rodrigues, que vai falar sobre Empresas e os Direitos Humanos.

O primeiro painel terá a moderação da professora Lorena Gomes.

O segundo painel terá enfoque na Educação e Cultura em Direitos Humanos e será moderado por Nelson Cardoso.

Neste painel a Secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro, irá abordar o tema “A Educação para o Desenvolvimento e Cidadania”, enquanto que a Presidente do Instituto Cabo-Verdiana para a Igualdade e Equidade de Género, Marisa Carvalho, irá falar sobre a “Igualdade de Género enquanto Direitos Humanos”.

Ainda no segundo painel a Diretora do Agrupamento III, da Achada Santo António, Delci Sena, irá abordar o tema “Uma Escola Inclusiva e Amigas dos Direitos Humanos”. Já o terceiro e último painel é dedicado aos Direitos Humanos e Serviço Social.

Serão abordados três temas, “O Serviço Associativo e Voluntariado para os Direitos Humanos”, “Um Olhar da Juventude para os Direitos Humanos” e “Direitos Humanos ao Trabalho Digno”, pelos oradores Alcides Semedo, voluntário e coordenador de programas da ACRIDES, Denílson Monteiro, Presidente da Federação Cabo Verdiana das Associações Comunitárias e a Presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos e Cidadania, CNDHC, Eurídice Mascarenhas, respetivamente.

O último painel terá a moderação de Adérito Brito.

O evento será presidido pela Presidente da CNDHC, Euridice Mascarenhas.

PUB

PUB

PUB

To Top