O último circuito de Cabo Verde Trail Series (CVTS), o Trail d´Santiago, foi disputado no passado fim-de semana, 16 e 17, no município de São Lourenço dos Órgãos, interior de Santiago, nas categorias de trail longo masculino e feminino, trail curto masculino e feminino, trail jovem, caminhada e kids trail.
No trail longo masculino o grande vencedor foi Milly Brito da equipa Emicela, em segundo ficou o seu companheiro de equipa, Valter Araújo e a completar o pódio o atleta Iderlino Barros da Associação de São Domingos.
Em feminino, o primeiro lugar ficou com a atleta da Emicela, Edna Lima, em segundo e da mesma equipa, Ana Furtado e a atleta Filomena Vieira ficou com o terceiro lugar.
Na categoria de trail curto masculino os dois primeiros lugares do pódio ficaram sob alçada de Wilson Luz e Anilton Silva, respetivamente, e o terceiro lugar ficou o atleta Nelson Correia. O pódio foi todo da equipa Emicela.
Em feminino, o primeiro lugar ficou com a atleta Elénise Mendes da Emicela, o segundo com a atleta foguense Daty Mirada e com o último lugar do pódio ficou a atleta Itelvina Reis.
Campeões consagrados em Gala realizada em em São Lourenço dos Órgãos
Já em trail jovem, Dovick Sanches arrecadou o primeiro lugar, em segundo ficou o atleta Jenilson Furtado e no último lugar do pódio o atleta Jailson Borges.
A última etapa de 2023 consagrou também os campeões do Cabo Verde Trail Series do ano que foram entregues na tarde de ontem, domingo, numa gala em São Lourenço dos Órgãos.
O Trail D’Santiago teve também a habitual Caminhada ecológica, onde dezenas de pessoas percorreram uma trilha de 9 km.
A alguns dos participantes foi entregue o Kit Plogger para que fizessem a recolha de lixo durante a caminhada, uma forma de aliar desporto e preservação ambiental.