PUB

Política

Caso Zelensky: PR reafirma que procedimentos protocolares não foram cumpridos

O Presidente da República, José Maria Neves, reafirmou hoje que nenhum dos procedimentos protocolares costumeiros foram observados na recepção do Chefe de Estado Ucraniano, no passado dia 09, no Sal. Para Neves, articulação significa discussão de ideias na busca de entendimento e não uma mera informação.

“Quando Chefes de Estado fazem escala ou sobrevoam o espaço aéreo cabo-verdiano, há um conjunto de procedimentos que envolvem comunicação e articulação entre o Governo e a Presidência da República”, indicou o Chefe de Estado, num esclarecimento partilhado na manhã desta quarta-feira.

No que se refere à escala de Volodomyr Zelensky, disse que nenhum dos procedimentos costumeiros foi realizado e que não houve comunicação à Presidência da República nem quaisquer articulações.

“No encontro com o Primeiro Ministro, na Sexta-feira, 8 de Dezembro, ele limitou-se a informar-me que no dia seguinte iria ao Sal receber o Presidente da Ucrânia quem o solicitara para um encontro. Apresentei publicamente e em espaço próprio a minha estranheza pelo facto dos procedimentos habituais não terem sido cumpridos e, consequentemente, não ter havido quaisquer articulações e o Presidente ter sido posto sob facto consumado”, explicou.

Razões ponderosas

Neves sublinhou ainda que “não há mal nenhum em o Presidente da Ucrânia ser recebido no Sal pelo Primeiro-Ministro”, e que sequer teria disponibilidade para ser ele a fazê-lo.

Entretanto, recorda que quase todos os meses passam Presidentes da República pela Ilha do Sal e que, havendo razões ponderosas, feitas as articulações, o Presidente da República desloca-se da Praia para receber o seu homólogo.

Já quando se trata de sobrevoos, disse, “geralmente o Chefe de Estado em questão saúda, através do Presidente da República, por telegrama, o povo de Cabo Verde”.

PUB

PUB

PUB

To Top