Lourenço Lopes, secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, garantiu que a Assembleia-geral está a aguardar a comunicação formal do Parlamento para empossamento do novo conselho de administração (CA) da Rádio Televisão Cabo-verdiana (RTC).
De acordo com Lourenço Lopes, o empossamento do novo Conselho de Administração da RTC poderá ser feito “nos próximos dias”.
“Estamos à espera do envio do relatório da Comissão Parlamentar para o Governo e também para o Conselho Independente, e a partir daí estaremos em condições de dar posse ao novo Conselho da Administração da RTC para que rapidamente comece a trabalhar”, disse ainda.
“O Conselho Independente já fez a sua parte, a Comissão Parlamentar já fez a sua parte, esperamos pela comunicação formal do Parlamento e a partir daí o Estado, através da Assembleia Geral da RTC, vai dar posse aos novos membros do Conselho”, acrescentou.
Preferiu não falar de Carlos Reis
Questionado se o administrador Carlos Reis vai ser reconduzido para o segundo mandato, tendo em conta a exigência dos trabalhadores no sentido da sua não recondução, na sequência das declarações consideradas “injuriosas” para com os funcionários da empresa, feitas em sede de audição parlamentar, Lourenço Lopes esquivou-se a responder, afirmando apenas que o Governo garante que o CA vai ser empossado para continuar a trabalhar.
“O que nós damos garantia é que haverá nas próximas semanas ou mês, os novos membros e que iremos garantir estabilidade e sustentabilidade à Rádio e Televisão-cabo-verdiana”, disse, reiterando a intenção do Governo de assinatura do novo contrato de concessão de serviço público com a RTC.
Karine Semedo será a nova presidente do CA da RTC
O Conselho Independente aprovou o nome da economista Karine Semedo para o cargo de presidente do CA da RTC e a recondução dos actuais administradores, Carlos Reis e Margarida Fontes.
Entretanto, em sede de audição parlamentar Carlos Reis proferir declarações consideradas injuriosas pelos trabalhadores que estão a exigir sua retirada enquanto membro do novo Conselho de administração.
De acordo com informações veiculadas na última edição do Jornal A Nação, a Comissão Parlamentar reprovou o nome de Carlos Reis, mas o Conselho Independente comunicou após um último encontro na última sexta-feira que ainda não recebeu qualquer comunicação formal do Parlamento sobre a indigitação dos membros do CA da RTC.
C/ Inforpress