Gilson Ramos, mais conhecido por GilsonGee, inaugura sábado, 9, em Lisboa, a exposição “Guitarrices – Quando o lixo é luxo”, uma mistura dos seus talentos, repartidos pela música, cerâmica e artes plásticas.
A inauguração da amostra acontece às 16h30 no Centro Cultural Cabo Verde (CCCV), num evento que também terá um momento musical protagonizado pelo mesmo artista.
“Guitarrices…” é uma colecção de mais de 15 guitarras, que apresenta formas novas de olhar para o instrumento musical que “nunca pode faltar quando se fala da música rainha de Cabo Verde”, conforme uma nota do CCCV.
“É partir à descoberta do talento de um artista que simplesmente se recusa a deixar morrer qualquer guitarra danificada que lhe chega às mãos, que não aceita que materiais que já não têm uso prático acabem no lixo”, refere a mesma fonte.
Ainda sobre a exposição, o artista “traz de volta à vida guitarras partidas e dá forma à guitarra de metal, ao plástico, à madeira e a outros materiais descartados”.
Sobre o artista
Gilson Ramos, vulgo “GilsonGee”, é natural do Mindelo, São Vicente, tendo nascido em 1977. Cantor e compositor, foi um dos pioneiros do rap crioulo e hoje conjuga fusões musicais de diferentes estilos e épocas.
As manualidades e a produção mecânica são outros talentos com práticas desde a infância. O gosto pela criação das mais variadas formas de expressão plástica e artística marcam a procura de uma independência auto-suficiente.