O Hospital Baptista de Sousa (HBS), no Mindelo, recebe, de 4 a 11 de dezembro, duas missões médicas internacionais em Neurocirurgia e Cirurgia Vascular do Centro Hospitalar Universitário de Santo António e Centro Hospitalar Universitário de São José, ambos de Portugal. Ao todo serão realizadas cerca de meia centena de intervenções cirúrgicas.
Segundo nota de imprensa do HBS, a equipa de Neurocirurgia é constituída por um neurocirurgião, um neuropediatra e dois ortopedistas.
Já a equipa de Cirurgia Vascular é constituída por um nefrologista do HBS e dois cirurgiões vasculares.
De acordo com a mesma fonte, o HBS está a “preparar-se para se posicionar como um centro diferenciado” de tratamento cirúrgico da patologia da coluna.
Meia centena de intervenções e eliminação de evacuações externas
Durante as duas missões serão realizadas 41 intervenções em Cirurgia Vascular e 10 em Neurocirurgias (cirurgia da coluna vertebral).
O Hospital ressaltou, ainda, que a as missões médicas permitiram eliminar evacuações externas “com benefícios consideráveis para os doentes e para as famílias”.
Segundo o HBS foram igualmente diminuídos, “de forma considerável”, os custos para o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e para o país.
Além da vertente intervenção cirúrgica, serão realizadas formações e encontros para discussão de casos clínicos entre as equipas internacionais e médicos especialistas do Hospital Baptista de Sousa.