Viagem nas Tintas é o nome da primeira galeria de artes do artista plástico natural da ilha de Santiago, Joaquim Semedo. A inauguração está marcada para esta sexta-feira, 8, às 19h no Palmarejo, cidade da Praia.
De acordo com o artista plástico, além de ser um sonho que se concretiza, a galeria de arte Viagem nas Tintas será um “lugar de promoção da arte nacional e de ensino” para os que se interessem pela arte plástica.
Joaquim Semedo é o mentor do projeto “Viagens nas Tintas”, que tem estado a embelezar, com pinturas nos murais, e já está praticamente em todas as ilhas do arquipélago.
Semedo define-se como um “criador impressionista da realidade cabo-verdiana” e apresenta uma sensibilidade e um entendimento “diferenciado” do mundo à sua volta.
O artista
Joaquim Freire Semedo começou a pintar aos 19 anos e dois anos depois rumou a Portugal, onde frequentou o polo de Guimarães da Escola Superior Artística do Porto.
Por dificuldades financeiras, não concluiu a licenciatura, mas teve oportunidade de adquirir mais experiência e aptidões técnicas.
Semedo completou 15 anos de carreira no passado mês de fevereiro, e realizou uma série de atividades para assinalar a data, incluindo duas exposições, uma na cidade da Praia e outra no concelho de São Lourenço dos Órgãos.
O artista plástico é também marca presença frequente em escolas da capital a ensinar a arte plástica a alunos.
O artista justifica ações como esta com a importância das artes para a educação e almeja levá-la às várias escolas da ilha de Santiago.