PUB

Cultura

São Vicente: Associação de Peixeiras prepara peça teatral sobre a VBG 

A Associação de Peixeiras de Mindelo prepara, para domingo, 10, a peça teatral “Pele”, onde pretende retratar a Violência Baseada no Género. A peça é parte do projeto “Amdjer de Txeu Luta” e envolve um  total de 21 pessoas ligadas às comunidades piscatórias de Calhau e São Pedro. 

A peça escrita e dirigida por Patrícia Silva, da Escola de Teatro Xpressá, propõe trabalhar a temática da Violência Baseada no Género (VBG), levando os participantes a refletir sobre o seu meio envolvente e conduzindo a um processo “transformativo”, onde se podem verificar mudanças nas práticas sociais que podem conduzir a casos de VBG.

Através da interpretação de um elenco local de peixeiras, pescadores e tratadores de pescado, ao longo do espetáculo, vários sectores da sociedade poderão refletir sobre o ciclo da violência nas relações afetivas onde as personagens irão reproduzir o mesmo, num processo de tomada de consciência dos sinais e momentos que compõem situações de VBG.

A estreia da peça acontece no Centro Cultural do Mindelo, no domingo, dia 10 de dezembro às 19h00.

Esta iniciativa faz parte do projeto “Promoção de uma cadeia de pesca integral mais inclusiva e sustentável que favoreça o acesso aos direitos das mulheres e dos jovens no litoral de São Vicente”, implementado pela Associação de Peixeiras do Mindelo (APM) e as ONG ́s Paz e Desenvolvimento e Coopera e financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

PUB

PUB

PUB

To Top