O Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, vai intervir, no sábado, 02, na 28a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28), a ter lugar nos Emirados Árabes Unidos. O Chefe do Governo defenderá os interesses de Cabo Verde em matérias de financiamento climático e ambiental.
José Ulisses Correia e Silva estará acompanhado pelo ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira.
De acordo com nota do Governo, no seu discurso, pretende enfatizar a importância de centrar os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS) nas condições de financiamento diferenciadas.
Acordo climático e ambiental
O primeiro-ministro participará ainda num evento paralelo sobre “Transformar o financiamento climático”, organizado por Portugal, onde deve assinar uma Adenda ao Acordo Climático e Ambiental, seguido de um encontro com o homólogo português, António Costa.
A 28a “Conferência das Partes” da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28) decorrerá entre 1 e 2 de dezembro nos Emirados Árabes Unidos, reunindo Chefes de Estado e de Governo, líderes empresariais, chefes de organizações internacionais e representantes da Sociedade Civil para intensificar a ação climática e catalisar um caminho de crescimento para alcançar a prosperidade partilhada.
A COP, órgão supremo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (CMNUCC), estabelece as obrigações fundamentais de 196 Estados (ou partes) e da União Europeia no combate às mudanças climáticas.