A partir de hoje, até 27 de Dezembro de 2023, estará em subscrição a primeira emissão de Green Bonds, no mercado de Cabo Verde, através de oferta pública, na Bolsa de Valores (BVC), tendo como emitente o International Investment Bank (IIB). A operação poderá beneficiar o Hospital Universitário Agostinho Neto com 4 milhões de escudos, por ano.
Estas informações foram avançadas por Miguel Monteiro, presidente da BVC na sessão especial de lançamento da Oferta Pública de Subscrição e Admissão à cotação na BVC das Obrigações designadas de “iib Renewable and Energy-Efficiency Green Bond Série E – 3,5% 2023/ 2026″.
Investidores nacionais e estrangeiros
As mesmas destinam-se a investidores nacionais e estrangeiros e são representativas de um empréstimo obrigacionista do International Investment Bank, S.A. no montante global inicial de 400.0000.000 CVE (quatrocentos milhões de escudos).
“A finalidade nobre desta operação merece destaque, sendo que existirá uma remuneração adicional de 0,5% ao ano sobre o montante total subscrito que será destinada ao maior Hospital de Cabo Verde, o Hospital Universitário Agostinho Neto”, explicou Miguel Monteiro, citado pela Inforpress.
Hospital Agostinho Neto beneficiado
“A título de exemplo, caso a subscrição atinja o montante global previsto para a operação, que é de 750 milhões de escudos (6,8 milhões de euros), o Hospital Universitário Agostinho Neto receberá cerca de 4 milhões de escudos por ano, o que perfaz cerca de 12 milhões de escudos até o final da maturidade da operação, que é de três (3) anos”, explicitou.
Esses fundos serão direccionados para o financiamento de projectos voltados para a geração de energia renovável, eficiência energética, redução da poluição, gestão de águas e resíduos, contribuindo assim para que essa unidade hospitalar seja mais sustentável e preste um serviço com “maior qualidade e segurança” aos cabo-verdianos.
Investimento atrativo para emigrantes
Relativamente aos benefícios fiscais, precisou, esta operação oferece uma taxa de imposto sobre o rendimento de apenas 5%, tendo destacado que, desde o Orçamento de Estado de 2023, os investidores emigrantes estão isentos do imposto sobre o rendimento, tornando as Green Bonds do IIB uma opção alternativa de investimento atractiva para a diáspora cabo-verdiana contribuir para o desenvolvimento sustentável do País.
As ordens de subscrição podem ser submetidas através da plataforma de negociações Blu-X (www.blu-x.cv) para aqueles que possuem uma conta, ou através do balcão dos bancos operadores de bolsa.
Retornos sólidos
“Ao investir nas Green Bonds, os investidores terão retornos financeiros sólidos, mas também estarão contribuindo activamente para a construção de um futuro mais verde, sustentável e resiliente”, enfatizou Miguel Monteiro.
Nesta senda, reconheceu, igualmente, a importância crucial dos bancos operadores de BVC, que desempenham um “papel fundamental” ao receber as ordens de subscrição dos seus clientes, contribuindo assim para o sucesso desta operação.
Miguel Monteiro manifestou também a sua gratidão por esta cooperação com o International Investment Bank (IIB), indicando que tem contribuído de forma “clarividente” para um salto qualitativo no desenvolvimento do mercado de capitais cabo-verdiano.
C/Inforpress