PUB

Política

Santo Antão: Obras de construção do centro de expurgos consignadas hoje

As obras de construção do centro de expurgos de Porto Novo, Santo Antão, serão consignadas hoje pelo ministro do mar, Abraão Vicente. O centro está orçado em 79 mil contos e ficará mais acessível aos produtores agrícolas. 

O centro de expurgos estará a funcionar em 2024, de acordo com a previsão do Governo, que enaltece as “muitas vantagens” que esta infraestrutura trará aos agricultores da ilha, a começar pelo facto de ficar situado no “ponto de saída” da ilha, o porto do Porto Novo, “acessível a todos os produtores agrícolas”, de acordo com o dono da obra.

Santo Antão está sujeito a um embargo imposto há quase 40 anos aos produtos agrícolas devido à praga dos mil pés.

Foco na exportação

Com o centro de expurgo, o Governo acredita que as condições estarão criadas para a exportação dos excedentes às outras ilhas do País, designadamente às ilhas turísticas.

O centro de expurgos do Porto Novo, que vai ser construído nas instalações do porto e é financiado pelo Governo de Cabo Verde, através da empresa gestora dos portos de Cabo Verde (Enapor), em cerca de 79 mil contos.

 Santo Antão já possui um centro de expurgos mas, devido à localização, no interior de Porto Novo, não teve o efeito esperado, com os produtores agrícolas a reclamarem da distância.

PUB

PUB

PUB

To Top