PUB

Desporto

Futebol: Cabo Verde empata a zero com Angola no início da caminhada pelo sonho de participar no Mundial 2026

Terminou 0-0 a partida entre Cabo Verde e Angola, que decorreu ao início da noite desta quinta-feira, 16, no Estádio de Monte Vaca, na cidade da Praia. O jogo a contar para a primeira jornada do Grupo D marcou o início da caminhada que os Tubarões Azuis têm pela frente, na busca pelo sonho de levar a bandeira de Cabo Verde a um Mundial. O próximo adversário é Eswatini, já no dia 21 deste mês, no Estádio Mbombela, na África do Sul, às 12 horas de Cabo Verde.

Os Tubarões Azuis estrearam-se assim na qualificação para o Mundial de 2026, a zero bolas, frente à congénere de Angola, perante um Estádio Nacional composto, especialmente a bancada central que se encontrava repleta de adeptos que foram apoiar a selecção nacional de futebol.

Entre os adeptos, o próprio  Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, que se aliou à claque aos Tubarões Azuis nesta luta pelo sonho de participar de um mundial de futebol.

A partida a contar para o Grupo D da fase de apuramento para a fase final do Mundial de 2026, acabou por terminar sem golos, para desânimo de muitos adeptos que esperam ver os Tubarões Azuis marcarem no início do longo processo de qualificação. 

No Estádio Nacional, a seleção de Angola vinha com a vantagem de uma vitória e um empate nos duelos anteriores com os Tubarões Azuis, sendo que Angola é a única seleção africana de expressão portuguesa que já participou num Mundial, façanha conseguida em 2006, na fase final realizada na Alemanha.

Mobilização de mais público

Apesar da linha de autocarro disponibilizada entre o Estádio da Várzea e o Estádio Nacional para trazer os adeptos para assistirem ao jogo, o Estádio não estava cheio, e há quem defenda que Cabo Verde deve apostar mais na mobilização de adeptos e fãs do futebol para os jogos, de forma a gerar ainda uma “onda maior” de “motivação” para os Tubarões Azuis. 

A mobilização, por exemplo, das escolinhas de formação da cidade da Praia, devidamente credenciadas, para que as crianças e jovens possam assistir ao jogo, é uma das sugestões, como também a realização de campanhas de marketing “fortes”, para a compra de bilhetes, como está a fazer, a título de exemplo, o Botswana. 

Segundo a imprensa local, a Associação de Futebol do Botswana foi muito criativa e está apostar forte no arranque da campanha de qualificação para o Mundial de 2026. É que atendendo à fraca afluência de público aos jogos dos “Zebras”, esse organismo contratou o renomado músico MC Maswe para liderar a campanha de venda de bilhetes e assim mobilizar adeptos de várias comunidades. 

Eswatini, próximo adversário

Contudo, as atenções estão agora centradas no próximo jogo dos Tubarões Azuis contra o Eswatini, já no dia 21 deste mês, no Estádio Mbombela, na África do Sul, às 12 horas de Cabo Verde.

O primeiro do grupo qualificar-se-á para o Mundial de futebol e os quatro melhores segundos classificados, dos nove grupos, vão disputar um play-off de acesso ao Mundial que será disputado pela primeira vez em três países, sendo Estados Unidos, México e Canadá.

PUB

PUB

PUB

To Top