Cabo Verde recebe a partir de hoje, 13, até 17, na cidade da Praia, uma Delegação de Dirigentes e Técnicos de Angola e São Tomé e Príncipe, acompanhados do Banco Mundial, para aprofundar a cooperação e conhecer a experiência de Cabo Verde no Desenvolvimento e Gestão do Cadastro Social Único (CSU).
Estão previstas a realização de diversas visitas e encontros técnicos com vários serviços do Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social.
O objectivo da visita de trabalho é, segundo nota de imprensa, de conhecer “in loco” as boas práticas na implementação de políticas sociais públicas, que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo de Cabo Verde e pelo Ministério da tutela.
A visita é chefiada pela Ministra dos Direitos da Mulher de São Tomé e Príncipe, Maria Milagre Delgado, que também tutela a Pasta da Proteção Social, Solidariedade e Família.
Maria Milagre Delgado, será recebida, amanhã, 13, pelas 08h15, pelo Ministro de Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, na sala da reunião do MFIDS, em Achada Santo António.
Agenda
Da intensa agenda de trabalho constam visitas, por exemplo, à Direção Geral da Inclusão Social (DGIS), à Comissão Nacional dos Direitos Humanos e Cidadania (CNDHC, ao Instituto da Criança e do Adolescente (ICCA), ao Centro Nacional de Pensões Sociais (CNPS) e ao Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG).
No penúltimo dia de visita, quinta-feira, 16 de novembro, será realizado um encontro com o Coordenador Nacional do Cadastro Social Único, às 15hna sala da reunião do MFIDS, para fazer o balanço da missão.
O Cadastro Social Único
O Cadastro Social Único (CSU) é um sistema de informação que compreende a identificação, o registo, a operacionalização e a atualização de informação e classificação socioeconómica dos agregados familiares e dos seus membros, bem como de cálculo do Indicador de Focalização.