As relações entre o Governo e a Presidência da República dão o mote ao debate deste sábado,11, na Rádio Alfa (89.90 Praia). O Presidente da República, José Maria Neves, afirmou que estamos diante de um Governo “desleal”, do ponto de vista constitucional, “na informação e articulação”, um Governo que age “sozinho, como se isso fosse conforme a Constituição e mais proveitoso para o país”. Em análise estarão estas e um conjunto de outras situações que fizeram “estalar o verniz” entre o Palácio da Várzea e o Palácio do Platô.
O debate, conduzido pelo jornalista José Mário Correia, vai centrar na análise dos dois anos de mandato de José Maria Neves e o “estalar” das relações entre o Governo e a Presidência”.
O psicólogo e analista político, José António do Reis, os advogados Milton Paiva e Eva Caldeira Marques e o Jurista e docente universitário, Silvestre Alvarenga.
Na semana em que José Maria Neves completa dois anos de mandato e lembrando que o PR tem, sistematicamente, falado em “desacertos nas suas relações com o Governo” e a clara “descoordenação entre instituições, departamentos governamentais no desenho e na implementação de políticas públicas…”, o jornalista José Mário Correia e seus convidados irão assim analisar o que poderá estar por detrás da aparente “descoordenação e stress” entre a o Palácio da Várzea e o Palácio do Platô.
Presidência da República sequer tem sido informada relativamente a questões importantes
JMN reclama que, muitas vezes, sequer a Presidência da República tem sido informada relativamente a questões importantes da governação, obrigação que, conforme lembra o Chefe de Estado, é estipulado pela Constituição da República.
Aponta ainda outras situações como, por exemplo, quando promulgou o diploma do Governo, alterando da supervisão do Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado (FSGIP). O PR viria a saber que o Parlamento e os deputados que sustentam o Governo haviam seguido um outro caminho, contrariamente ao acertado com o PM, dias antes nas audiências semanais.
Seguiram-se, no início deste ano, o aval do Governo à ASA para compra de um avião, também sem que o PR tivesse conhecimento; o Orçamento de Estado de 2023, onde o PR disse ter visto contradição entre o proclamado e a decisão final tomada pelo executivo; o aumento das tarifas dos transportes marítimos e a adenda ao contrato de concessão dos transportes marítimos interilhas. Aqui o PR afirma também ter sido apanhado de surpresa.
PR não entendeu a abstenção de Cabo Verde numa resolução da ONU sobre Gaza
Mais recentemente, o PR veio deplorar e dizer que não entendeu a abstenção de Cabo Verde numa resolução da ONU sobre Gaza, uma resolução que apelava à trégua humanitária, duradoura e sustentada no Médio Oriente. Sem esquecer o Projecto do Novo Conceito Estratégico da Defesa Nacional em discussão esta semana em S. Vicente, que o Chefe de Estado disse agora que “não chegou à Presidência da República”.
Poderá acompanhar o debate através da Web Rádio através do site www.radioalfacv.com ou através do FM em 89.9 e 94.4, na Praia; 99.6 e 94.4 em Santiago Norte, Santiago Sul, Maio e Fogo; 96.7 em São Vicente, Santo Antão e São Nicolau.
O debate terá, igualmente, transmissão em direto nas redes sociais através do Facebook em Radio Alfa – CV.