A cidade da Praia foi escolhida para acolher, de 5 a 15 de fevereiro de 2024, as eliminatórias africanas de Baseball5. O evento reunirá na capital cabo-verdiana um total de 17 países para as eliminatórias. O segundo campeonato mundial da modalidade realiza-se em Hong Kong, em 2024.
A Federação Cabo-Verdiana de Baseball e Softbol já está a tentar firmar parcerias com o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), Câmara Municipal da Praia, empresas privadas e particulares, além do apoio que já recebe do Comité Olímpico Cabo-Verdiano e da We-Care, para poder receber e organizar as eliminatórias africanas em fevereiro.
De realçar que, com a realização das eliminatórias na cidade da Praia, as chances do combinado nacional chegar à competição “aumentam de forma considerável”.
Federação receberá um conjunto de formações
Sabe-se, igualmente, que a Federação Cabo-Verdiana de Baseball e Softbol, com o apoio do Comité Olímpico Cabo-Verdiano, foi contemplada através da Solidariedade Olímpica com o Programa DNSS (Desenvolvimento da Federação Nacional), com formações de nível II a decorrerem, no Mindelo, ilha de São Vicente, de 20 a 24 de novembro, na ilha do Sal, de 27 a 1 de dezembro e na cidade da Praia, ilha de Santiago, de 4 a 8 de dezembro.
Já foram realizadas formações do Nível I, em São Nicolau (Ribeira Brava/Tarrafal), Santo Antão (Ponta do Sol), Santiago (Santa Cruz), e nas Unidades Militares da Primeira Região Militar de São Vicente e na Segunda Região Militar do Sal.
Nos meses de novembro e dezembro o treinador Andrea D’Auria estará em Cabo Verde para ministrar a formação de Nível 2, direccionada para os oficiais de jogo.
Tiago Ribeiro