A Câmara decidiu atribuir, a uma das principais ruas da cidade de Igreja (Mosteiros), o nome de Carlos Fernandinho Teixeira em homenagem ao autarca que dedicou 24 anos à causa do município dos Mosteiros, dos quais 18 como presidente da câmara.
A decisão de homenagear Carlos Fernandinho Teixeira, falecido a 28 de Outubro de 2022, foi tomada pelo colectivo camarário na sua 14ª reunião ordinária, mas a proposta vai ser submetida à Assembleia Municipal no próximo mês de Dezembro para homologação.
Com esta decisão a rua em frente ao edifício dos Paços do Concelho, passando pela esquadra da Polícia Nacional e pelo Gabinete Municipal do Empreendedorismo e pela Avenida Laranjo passa a designar-se de Rua Fernandinho Teixeira em homenagem ao antigo presidente da câmara dos Mosteiros.
Atribuição de topónimos e numeração dos edifícios de Mosteiros
Câmara dos Mosteiros também anunciou que brevemente será implementado um projecto piloto na cidade de Igreja no domínio da toponímia, através de atribuição de topónimos e numeração dos edifícios, sendo que para a sua concretização foi criada uma comissão municipal de toponímia que funcionará como um órgão consultivo da edilidade.
Sobre Carlos Fernandinho Teixeira
Carlos Fernandinho Teixeira, nasceu a 12 de fevereiro de 1960, na Freguesia de Nossa Senhora da Ajuda (Mosteiros) e faleceu a 28 de Outubro de 2022 na cidade de São Filipe.
Desempenhou as funções de eleito municipal do Concelho do Fogo (englobando os três municípios actuais) de 1991 a 1996.
Com a criação do município dos Mosteiros, integrou a equipa local do seu partido (PAICV) que viria a vencer as primeiras eleições locais, em 1996, tendo sido eleito vereador e reeleito em 2000, exercendo durante um mandato e meio a função de vereador.
Em 2002 substituiu Júlio Correia no cargo de presidente da câmara, tendo sido reeleito em 2004, 2008, 2012 e 2016.
Em 2016 foi eleito deputado nacional pelo círculo eleitoral do Fogo, mandato que não conseguiu cumprir, falecendo antes de completar dois anos do mandato.
C/ Inforpress