O artista cabo-verdiano Djam Neguin apresentará no próximo dia 26 de outubro, na Travessa do Calado, em Lisboa, Portugal, o solo de dança denominado “TX@BET_A”, onde o artista explora o Batuku. A performance terá entrada gratuita e será seguida de uma conversa sobre o seu processo criativo.
“TX@BET_A” é o terceiro capítulo de uma série de solos iniciada em 2020, com Mornatomia, a partir da Morna, seguida de Na-Ná, a partir do funaná em 2022.
Nestes solos o artista tem se proposto a investigar os ritmos da música e dança tradicional cabo-verdiana em “interface com uma estética futurística”.
Segundo nota de imprensa, a performance “TX@BET_A” explora o Batuku e é uma “intersecção com as filosofias trans humanistas e pós-humanas”.
Para esta criação, o artista contou com uma mentoria do músico Princezito, bem como das colaborações de Bender (Musi Design), Ricardo Figueiredo (Sound Design), Kennart (adereços), House of Onix (figurinos) e MM Studio (Design).
No entanto, a estreia oficial de “TX@BET_A” está marcada para dia 6 de novembro no Festival Internacional de Teatro Mindelact, em São Vicente, Cabo Verde e está prevista, igualmente, uma digressão em 2024, com datas a anunciar.
Resultado de uma residência artística
O projecto “TX@BET_A” foi um dos selecionados do Programa de Residências 2023 do Fórum Dança, uma associação cultural sem fins lucrativos, criada em 1990, cuja missão é promover a dança contemporânea, através da formação profissional e artística, da investigação, da edição e da documentação.
A associação é uma plataforma de encontro de profissionais e público e desenvolve projetos pedagógicos, seminários, residências artísticas, apresentações informais, workshops e aulas regulares dirigidos a públicos profissionais e amadores, adultos e jovens.
O Programa oferece espaço de ensaio e acompanhamento artístico por parte do artista/investigador João Fiadeiro, associado do Fórum Dança.
O artista
Djam Neguin é uma das mais destacadas figuras da cena artística-cultural cabo-verdiana da atualidade.
Um artista multidisciplinar que tem uma trajetória marcada por uma miríade de talentos e feitos nas áreas da dança, música, teatro, moda, performance, literatura, audiovisual, que se complementam ainda com as suas atividades como produtor e ativista.
Recentemente atuou em renomados festivais portugueses como DDD, Festival Todos, passando ainda em Canárias no conceituado festival MUSA, estreando o seu espetáculo ‘’NOYA OU ANATOMIA DOS SONS EXTINTOS”.
Djam Neguin já representou Cabo Verde, lecionou e apresentou trabalhos artísticos em Portugal, Espanha, França, Brasil, Moçambique, Itália, Estados Unidos da América, Holanda, Suíça e Inglaterra.
Tiago Ribeiro