PUB

Santiago

Câmara da Praia está a implementar projecto de bibliotecas comunitárias nos bairros

A Câmara da Praia está a levar o projecto bibliotecas comunitárias aos bairros da cidade, para contribuir para o incremento da literacia e melhorar a capacidade de leitura dos jovens e estudantes. Alto Safende e São Martinho Pequeno já foram contemplados. 

A garantia é de Jorge Garcia, vereador local da Cultura. Em entrevista à imprensa, à margem de uma visita guiada do grupo de escritores, que se encontra a participar do XI Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, no município de Ribeira Grande de Santiago.

Em jeito de balanço, citado pela Inforpress, disse que os participantes saíram do encontro “extremamente satisfeitos” com os resultados alcançados, salientando que este ano as expectativas superam a edição anterior do evento, que também decorreu na Cidade da Praia.

“Este ano estou muito mais satisfeito do que com a edição do ano passado, acho que efectivamente conseguimos dar um salto, quer pela proposta dos temas, que decorreu sob o lema central, Língua Portuguesa expressão de liberdade democracia e desenvolvimento municipal, quer pela qualidade dos painéis apresentados, mas também pela participação massiva do público, inclusive houve uma boa participação das escolas secundárias e universidades”, explicou.

O encontro mostrou, mais uma vez, que existe um deficit na literacia. Daí a necessidade da nova geração ter mais gosto pela leitura, o que pode ser conseguido através da implementação de alguns programas.

Conforme disse, a Câmara quer apostar na instalação das bibliotecas comunitárias nos diferentes bairros da capital para combater esse deficit.

Bibliotecas já instaladas

“A Câmara Municipal da Praia tem a preocupação de apostar na instalação de bibliotecas comunitárias, como forma de melhorar a capacidade de leitura dos jovens e dos estudantes. Neste momento, o projecto já está a ser concretizado e posso dizer que já temos bibliotecas comunitárias instaladas em Alto Safende e em São Martinho Pequeno”, disse.

Brevemente, avançou, o projecto da biblioteca comunitária vai chegar à Vila Vitória”.

A autarquia está igualmente a equacionar o lançamento de um concurso literário a nível municipal, ainda este ano, ou, o mais tardar, no início de 2024.

O XI Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP), recorde-se, decorreu de 19 a 22 de Outubro, na Cidade da Praia.

Sob o mote a “Língua portuguesa, expressão de liberdade, democracia e desenvolvimento municipal”, a edição deste ano homenageou Amílcar Cabral e o escritor David Hopffer Almada.

Presentes estiveram escritores e investigadores de todos os países da lusofonia, numa iniciativa da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e da Câmara Municipal da Praia (CMP), com parceria da Academia Cabo-verdiana de Letras (ACL) e da Sociedade Cabo-verdiana de Autores.

PUB

PUB

PUB

To Top